Oposição derrota grupo de João Coser na Serra e fortalece oposição interna no PT-ES

Compartilhe:
Deputada Federal, Jackeline Rocha é o principal rosto da oposição interna. Foto: divulgação

Apesar da vitória estadual de João Coser (PT) para a presidência do diretório capixaba do Partido dos Trabalhadores, o resultado das eleições internas na cidade da Serra expôs um contraponto relevante: a força do agrupamento Construindo um Novo Brasil (CNB), liderado no Espírito Santo pela deputada federal Jackeline Rocha. Na Serra, a CNB reelegeu o atual presidente municipal do partido, Miguel Ferreira Junior.

Miguel Jr, morador de Cidade Pomar, venceu com 345 votos, superando por uma margem estreita o candidato Pablo da Silva, de Jardim Tropical, que obteve 328 votos. Um detalhe importante da disputa é que Miguel Jr venceu com uma chapa “puro-sangue”, enquanto o seu adversário contou com o apoio de quase todas as principais lideranças públicas do PT no Espírito Santo.

Além da vitória local, o grupo de Jack Rocha venceu Coser também na votação da Serra para a presidência estadual do partido, com 363 votos contra 317. De acordo com lideranças internas, o resultado confirma a cidade como um local estratégico de apoio da CNB no Estado, mantendo a robustez política do grupo para fortalecer o debate interno do PT.

Resultado estadual: vitória de Coser

O Processo de Eleições Diretas (PED) de 2025 foi realizado em 58 cidades e consagrou o deputado estadual João Coser como novo presidente do PT no Espírito Santo, com 4.027 votos. Sua vice será a também deputada estadual Iriny Lopes. A posse da nova direção está prevista para setembro.

A chapa “Jack, Lula e o PT”, liderada por Jack Rocha, obteve 3.102 votos, garantindo à CNB 39,5% dos votos válidos para o Diretório Estadual. A terceira chapa, formada por membros da tendência Ruas e Redes, obteve apenas 5,24% dos votos.

“O resultado é uma vitória de cada filiado e filiada que acredita que o PT precisa estar presente nas bases, reorganizar seus diretórios, dialogar com o povo e se preparar para os desafios que estão por vir. Temos o compromisso de, a curto prazo, fortalecer a luta em defesa do legado e da reeleição do presidente Lula, de reeleger o companheiro (Fabiano) Contarato ao Senado, de ampliar a nossa representação na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados e de discutir com a militância os rumos do Estado do Espírito Santo”, afirmou João Coser em comunicado ao Tempo Novo.

Diretórios Municipais na Grande Vitória

Na Grande Vitória, o PED também definiu os comandos municipais:

  • Vitória: André Carvalho (Estrela Tem que Brilhar).
  • Vila Velha: João Batista Babá (Estrela Tem que Brilhar).
  • Cariacica: Luiz Gaurink foi reconduzido.
  • Serra: Miguel Ferreira Junior foi reeleito (CNB).
  • Cachoeiro de Itapemirim: a disputa será decidida em segundo turno entre Eliz Altoé e Joana Darck Caetano.

Foto de Guilherme Marques

Guilherme Marques

Guilherme Marques é jornalista e atua como repórter do Portal Tempo Novo.

Leia também