Na madrugada desta quinta-feira (31), a Operação Money Talks, realizada pela Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) desarticulou um grupo suspeito de fraudar sistemas bancários para realizar saques indevidos em uma instituição financeira, totalizando um prejuízo de mais de 1 milhão de reais. A ação ocorreu simultaneamente nos municípios de Serra e Vitória, Vila Velha e Cariacica.
A operação foi conduzida por equipes do Centro de Inteligência e Análise Telemática (CIAT), do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP) e do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC).
Segundo as investigações do CIAT, 17 pessoas são suspeitas de envolvimento em um esquema de furto contra uma instituição financeira. O grupo teria aproveitado falhas e instabilidades no sistema do banco para realizar saques de alto valor em caixas eletrônicos, mesmo sem saldo disponível nas contas.
Em três dias, foram registrados 835 saques irregulares presenciais, totalizando um prejuízo de R$ 1.018.800,00. Os saques aconteceram em diferentes agências e chamaram a atenção dos setores de segurança da instituição bancária, que acionaram as autoridades.
Leia também
Durante a ação policial, foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão nas quatro cidades da Grande Vitória. Entre os materiais apreendidos estão celulares, dispositivos eletrônicos e documentos que podem aprofundar as investigações. Além das buscas, a Justiça determinou o bloqueio de bens dos investigados, incluindo valores em contas bancárias, imóveis e veículos. O objetivo é garantir o ressarcimento do prejuízo causado pelo crime.
Ao Tempo Novo, a PCES informou que as investigações seguem em andamento para identificar outros possíveis envolvidos e a eventual participação de colaboradores internos da instituição bancária.

