Operação Carapebus mira envolvidos em ataques a ônibus e tiroteios na Serra

Compartilhe:
Crédito: Sesp

Na madrugada desta sexta-feira (03), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Narcóticos (Denarc), deflagrou a Operação Carapebus no município da Serra, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável por ataques a ônibus e tiroteios em via pública.

A operação ocorre após uma noite de tensão na quinta-feira (02), quando moradores da região de Carapebus relataram um intenso tiroteio nas proximidades da Lagoa de Carapebus. Segundo testemunhas, os disparos começaram por volta das 22h e duraram vários minutos. O barulho assustou os moradores, que se abrigaram dentro de casa com medo de serem atingidos. Não há confirmação oficial de feridos nesse episódio, mas a ocorrência aumentou o clima de insegurança na região.

Cerca de 50 policiais civis participaram da ação, com apoio das Delegacias de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Homicídios e Proteção à Mulher (DHPM), do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), do Centro de Inteligência e Análise Telemática (Ciat) e do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer).

Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão. Até o momento, dois suspeitos foram conduzidos à Delegacia e cinco armas de fogo foram apreendidas.

As diligências se concentraram nas áreas do Balneário de Carapebus, Praia de Carapebus e Lagoa de Carapebus, regiões apontadas como dominadas por um grupo criminoso que atua com violência, aterrorizando os moradores e colocando em risco a segurança pública.

De acordo com a PCES, além do cumprimento das ordens judiciais, a operação visa coletar informações para aprofundar o mapeamento da atuação da facção criminosa na região, subsidiando futuras ações de combate ao crime organizado.

A Polícia Civil reforça que a população pode colaborar com as investigações de forma anônima por meio do Disque-Denúncia 181.

Quatro ônibus incendiados em um fim de semana

Conforme noticiado pelo Jornal Tempo Novo, quatro veículos foram alvos de ataques em apenas dois dias na cidade. 

No sábado dia 20 de setembro, dois ônibus do Sistema Transcol foram incendiado na região de José de Anchieta. Um dos ônibus fazia a linha 843 e foi atingido na região conhecida como “inferninho”. O outro passava na rua Água Marinha, em José de Anchieta I. 

Os dois casos anteriores aconteceram na sexta-feira (19). Na ocasião, um ônibus foi queimado em Nova Carapina e outro na BR-101, próximo a Cidade Pomar.

Tiroteio, carro fuzilado e moradores sem ônibus em noite de terror na Serra

Um ataque a tiros deixou moradores assustados no bairro Balneário de Carapebus, na Serra, na noite de domingo (21). Criminosos se posicionaram em um carro estacionado e também em uma esquina, aguardando o momento em que a vítima passaria. Quando o alvo foi avistado, os disparos começaram.

O homem, de 33 anos, acabou baleado na coxa esquerda, mas estava armado e reagiu, trocando tiros com os suspeitos. O confronto deixou um carro destruído e marcou a noite com dezenas de disparos.

De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, o atentado está relacionado à disputa entre grupos rivais do tráfico de drogas. O secretário Leonardo Damasceno explicou que a vítima conseguiu correr até outra rua e recebeu atendimento do Samu.

Ele foi estabilizado e levado ao Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras, na Serra. Os criminosos fugiram após o ataque. Durante a ação, os suspeitos quebraram os vidros de um Fiat Uno para usá-lo como esconderijo. Cápsulas de fuzil foram encontradas no local.

Foto de Jady Oliveira

Jady Oliveira

Jady Oliveira é repórter do Portal Tempo Novo, onde cobre temas variados com foco em notícias policiais e acontecimentos do dia a dia na cidade da Serra.

Leia também