Ônibus com Wi-Fi gratuito começam a circular neste mês, promete governador

Compartilhe:
Serão contempladas com o serviço de internet gratuita, somente os ônibus que fazem as linhas troncais. Foto: Gabriel Almeida

Começa neste mês o serviço gratuito de internet nos ônibus do sistema Transcol. A afirmação foi feita pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), na manhã desta segunda-feira (06) em uma coletiva de imprensa realizada no Palácio Anchieta, em Vitória.

De acordo com o Governo do Estado, agora em maio, o sinal Wi-Fi estará disponível em 100 ônibus de linhas troncais (de terminal a terminal). O governador não informou qual a data exata para o serviço de internet estar disponível. A previsão é de que, em breve, 600 coletivos sejam contemplados.

Durante a coletiva, Casagrande confirmou mais uma vez que em junho os ônibus com ar-condicionado começarão a circular na Grande Vitória. No total, serão 100 ônibus com o novo sistema, mas a previsão é de que até 2022, 600 coletivos estejam com ar-condicionado.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Neste caso, também será somente nos veículos que fazem as linhas troncais. “É um conjunto de melhorias para incentivar cada vez mais a utilização do transporte coletivo, e queremos que esse serviço tenha qualidade”, afirmou Casagrande.

‘Super ônibus’

No mês passado,  a Ceturb iniciou a fase de testes do ‘super ônibus’ que tem 15 metros. Segundo a companhia, o novo coletivo seria uma alternativa ao ônibus articulado, que “é muito caro e possui custo de manutenção muito elevado”. O veículo tem a capacidade de 115 passageiros sentados e em pé.

Por ser muito longo, os testes com o ônibus incluem verificar em quais locais e lugares ele pode rodar, já que dentro dos bairros as ruas são estreitas para determinadas curvas. De acordo com a assessoria de comunicação da Ceturb, a linha escolhida para o teste foi a 503, que faz o trajeto Terminal Laranjeiras – Terminal Vila Velha, via Reta da Penha e Av. Lindenberg.

Os poucos ônibus desse modelo que estão rodando no Brasil são todos da própria fábrica e em fase de teste. Os veículos não foram comercializados para as empresas de ônibus. A Ceturb-ES esclarece que o teste não significa que o Sistema Transcol irá adquirir esse modelo. A capacidade do veículo é de 115 passageiros sentados e em pé. Enquanto os ônibus articulados comportam 125 passageiros sentados e em pé, já o convencional 78 no total. 

 

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também