
Após pesquisadores brasileiros identificarem uma molécula capaz de contribuir na luta contra o câncer, a oncologista capixaba Carolina Conopca opinou sobre a descoberta.
Segundo Carolina, o resultado da pesquisa representa esperança para todos aqueles que enfrentam a doença. “O câncer atinge milhões de famílias no mundo inteiro. Estudos e pesquisas são realizados incessavelmente na esperança de encontrarmos novas formas de combate a essa doença desafiadora. É uma sensação de muita felicidade quando pesquisadores brasileiros alcançam resultados tão positivos. Acredito que descobertas como esta podem fazer a diferença para muita gente”, afirma a oncologista da Medquimheo.
A novidade veio à tona por meio de testes feitos em laboratório, em que os cientistas utilizaram células tumorais de humanos e de camundongos, pesquisadores brasileiros identificaram uma molécula capaz de contribuir na luta contra a doença.
Projeções do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam para mais de 620 mil novos diagnósticos da doença em 2022 somente no Brasil. Diante desse cenário, a oncologista capixaba Carolina Conopca comentou a importância desta descoberta no combate ao câncer.
Chances de cura:
No estudo, o complexo de cobre agiu mais sobre as células tumorais do que sobre as células saudáveis, sendo seletivo, o que pode diminuir os efeitos colaterais e aumentar as chances de cura do câncer. Por fim, os pesquisadores verificaram que as espécies reativas de oxigênio conseguiram atingir as células tumorais, danificando seu DNA, dessa forma, as células cancerosas entraram em um processo de morte celular programada.

