Olimpíada Serra Educa Mais premia estudantes, professores e escolas destaque

Compartilhe:
Foto: divulgação

O auditório da Secretaria de Educação (Sedu), no Centro da Serra, foi palco de muita celebração na manhã desta quarta-feira (10). Estudantes, professores e gestores participaram da cerimônia de premiação da 1ª Olimpíada Serra Educa Mais. A iniciativa, que envolveu mais de 9 mil estudantes do 6º ao 9º ano, reconheceu as maiores pontuações em Língua Portuguesa e Matemática, além de valorizar o engajamento das equipes escolares no uso de tecnologias para o aprendizado.

A Olimpíada Serra Educa Mais foi realizada em parceria com a empresa Jovens Gênios, promovendo o estudo de forma gamificada dentro e fora da sala de aula. As questões seguiram a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), preparando os estudantes para o futuro de forma leve e divertida.

O prefeito Weverson Meireles conversou com os estudantes presentes e relembrou sua trajetória escolar, toda realizada no ensino público. Ele deixou palavras de incentivo e ressaltou que a gestão trabalha por uma educação de qualidade para toda a rede municipal.

“A educação nos abre portas. E isso é algo que vocês já estão vendo na prática. Por isso nós estamos trabalhando para trazer cada vez mais oportunidades para vocês. Nós estudamos, nos dedicamos e planejamos para buscar novidades como essa Olimpíada Serra Educa Mais. Uma forma de ter vocês cada vez mais entusiasmados, com mais prazer pelo estudo e mais vontade de estudar. O que nós e nossa equipe estamos fazendo é retribuir para a nossa cidade as oportunidades que tivemos, porque um dia a gente já esteve nos mesmos bancos que vocês e foi através da educação que edificamos as nossas vidas e a de nossas famílias”, disse.

Aprendizado

A secretária de Educação da Serra, Mayara Candido, destacou que a ação mobilizou mais de 40 escolas e centenas de professores, trazendo a tecnologia com intencionalidade pedagógica para o dia a dia. “Entendemos o ambiente virtual saudável como sendo também um espaço de aprendizagem e a Olimpíada Serra Educa Mais trouxe justamente essa potência que é o uso do equipamento digital e tecnológico no processo de ensino e aprendizagem. Quando utilizamos essas ferramentas de forma intencional, transformamos tecnologia em aprendizado”, pontuou.

Mayara também ressaltou que o objetivo vai além de promover uma disputa. “A gente também mobiliza os conhecimentos socioemocionais como a autorregulação, a disciplina, o trabalho em equipe, o trabalho coletivo, a socialização entre os estudantes e professores, em um processo que vai além de aprender também a Língua Portuguesa e Matemática. E hoje a celebração coloca no centro dessa cerimônia os nossos estudantes, os nossos professores e as nossas escolas”, afirmou a secretária ao Tempo Novo.

Entre os destaques da manhã estava a estudante Tayla da Mota Silva, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Paulo Freire, localizada em Vista da Serra II, que conquistou o 1º lugar geral. Ela contou que ficou muito feliz com a premiação e que o tablet que ganhou vai ajudá-la a fazer desenhos digitais. 

“Gostei muito porque eu quero ser arquiteta no futuro e gosto de desenhar. Com o tablet, é muito melhor. Eu foquei bastante e foi uma forma muito divertida de aprender. Gosto de estudar matemática, português e geografia. Isso é muito importante para o nosso futuro”, disse a estudante.

A premiação também reconheceu o esforço coletivo das unidades de ensino, com a Emef Cascata, em Cascata, liderando o ranking de escolas mais engajadas.

Confira os destaques:
Estudantes com maiores pontuações:

1º lugar: Tayla da Mota Silva – Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Paulo Freire, em Vista da Serra II.
2º lugar: Silas de Barros Silva – Emef Dom Hélder Camara, em Parque Jacaraípe.
3º lugar: Davi Guilherme Miranda Leão – Emef Irmã Dulce, em Parque Residencial Tubarão.

Escolas mais engajadas:
1º lugar: Emef Cascata, em Cascata.
2º lugar: Emef Jorge Amado, em Nova Carapina I.
3º lugar: Emef Leonor Miguel Feu Rosa, em Nova Almeida.

Professores mais engajados:
1º lugar: Djanne Dutra Rocha – Emef João Calmon, Planalto Serrano
2º lugar: Weslaine Herzog Santo – Emef Serrana, São Judas Tadeu
3º lugar: Edson Alkmin – Emef Dom José Mauro, Morada de Laranjeira

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Guilherme Marques

Guilherme Marques

Guilherme Marques é jornalista e atua como repórter do Portal Tempo Novo.

Leia também