
Celeiro do congo capixaba, em novembro, a Serra, será palco da tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, em Pitanga, na área rural do município, que anualmente reúne centenas de fiéis na comunidade.
Os festejos, que acontecem sempre na última semana de outubro, foram transferidos excepcionalmente este ano para o primeiro final de semana de novembro (4, 5 e 6/11), por conta das eleições gerais que acontecem neste domingo (30). O evento integra o Ciclo Folclórico da Serra, e conta com três dias de festas.
Estão programados apresentações e encontros de bandas de congo; fincada e puxada do mastro com o navio Palermo; shows musicais; queima de fogos, entre outras atrações.
A programação começa na sexta-feira – dia 4/11, às 19 horas, quando a comunidade realiza a levada do navio para a zona rural com a banda de congo São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, de Pitanga. Logo após, às 20 horas, tem show com a banda Ritmos.
Leia também
+ Muito rock e nostalgia com show de Graciela D’Ferraz em Vitória
No sábado (5), às 19 horas, a programação se repete pelas principais ruas da região. A partir das 20 horas, tem show com Garotos da Camisa e às 22h, com Reder Matos.
No domingo (6), ponto alto dos festejos, a agenda começa logo cedo, às 8 horas, com celebração na igreja católica em homenagem a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. Às 18h, ocorre a puxada do navio com participação de bandas de congo da Serra e banda de música Estrela dos Artistas. Às 21 horas, acontece a fincada do mastro em frente a igreja.
De acordo com a Associação das Bandas de Congo, responsável pela parte folclórica dos festejos, vai ter show com o grupo de pagode Raízes, às 15 horas e Jorge Violeiro, às 21h.
[xyz-ips snippet=”whatsapp-redirect”]
A Serra é o maior celeiro de bandas de congo do Espírito Santo: com 19, entre elas, 10 adultas e 9 mirins. Para cada banda adulta existe um grupo mirim. O objetivo é a manutenção e preservação da herança cultural do congo.
A Festa de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, em Pitanga, faz parte do calendário municipal de eventos na Serra. O evento é organizado pela Prefeitura da Serra em parceria com a Associação das Bandas de Congo da Serra.
