Nova composição das comissões da Câmara da Serra reforça base do prefeito

Compartilhe:

A escolha dos novos componentes das comissões permanentes da Câmara da Serra, realizada durante a sessão desta quarta-feira ( 22), foi o pano de fundo para evidenciar uma disputa velada entre vereadores da base do Executivo e de oposição. E o resultado disso foi o fortalecimento do grupo de apoio ao prefeito, que passou a ocupar e presidir comissões estratégicas na Casa.

As novas composições foram necessárias após o afastamento de quatro vereadores da Câmara da Serra, Saulinho da Academia (PDT), presidente da Casa, Teilton Valim (PDT), Cleber Serrinha (MDB) e Wellington Alemão (Rede), em 23 de setembro.

A eleição ocorreu por voto nominal. Para algumas comissões, havia mais de um postulante ao cargo em aberto. A a primeira comissão, e uma das mais estratégicas, a ter nova composição escolhida foi a de Legislação, Justiça e Redação Final, para o cargo de presidente. Na disputa estavam Jefinho do Balneário (Podemos), que obteve 5 votos e o professor Renato Ribeiro (PDT), eleito com 11 votos.

Para a mesma comissão foi eleita vice-presidente Raphaela Moraes (PP), com 14 votos. E para secretário foi escolhido William Miranda, com 11 votos. O outro postulante era Evandro Ferreira (PL), que ficou com quatro votos.

Obras e Serviços:

Para secretário da Comissão de Obras e Serviços foi eleito Pequeno do Gás (PSD), com 13 votos. O mesmo vereador foi escolhido como vice-presidente da Comissão de Agricultura e Meio Ambiente, com 12 votos.

Já a Comissão de Educação, Turismo, Cultura e Esporte estava sem secretário e 3 vereadores disputaram o cargo. Professor Rurdiney (PSB), eleito com 10 votos; Antônio Aprijo (Republicanos) obteve dois votos e Evandro Ferreira, um voto.

A Comissão de Habitação e Regularização Fundiária teve escolhido como presidente o vereador Leandro Ferraço (PSDB), com nove votos. A vereadora Andreia Duarte (PP) não obteve votos e Jeffinho do Balneário levou 5 votos.

Direitos do Consumidor:

A Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, Aposentados e Pensionistas teve eleito Henrique Lima (Podemos), com 13 votos. E para a mesma comissão foi escolhido Cabo Rodrigues (MDB), com 13 votos.

Para presidente da Comissão de Agricultura e Meio Ambiente. Paulinho do Churrasquinho (PDT) foi eleito com 10 votos e Antônio Aprijo ficou com três votos. Para vice, foi confirmado Pequeno do Gás, com 11 votos.

Histórico:

A Justiça decidiu pelo afastamento de quatro vereadores da Câmara Municipal da Serra: o presidente da Casa, Saulinho da Academia (PDT), e os vereadores Teilton Valim (PDT), Cleber Serrinha (MDB) e Wellington Alemão (Rede), todos denunciados por corrupção passiva em um suposto esquema de vantagens ilícitas.

A decisão foi proferida no dia 23 de setembro, pelo juiz Gustavo Grillo, da 2ª Vara Criminal da Serra. Entre as medidas cautelares, os acusados estão proibidos de frequentar as dependências da Câmara, manter contato com outros investigados ou testemunhas do processo, salvo quando houver autorização expressa para garantir o direito de defesa.

O magistrado também determinou que os vereadores devolvam crachás, chaves, senhas e demais dispositivos que possibilitem acesso ao sistema interno do Legislativo, além de vedar qualquer ato de gestão ou uso das prerrogativas parlamentares que possam interferir no processo.

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também