Nova Almeida ganha mosaico comunitário que enaltece cultura e rica história do balneário

Compartilhe:
mosaico Nova Almeida
O mosaico foi instalado em um poste na Avenida Edvaldo Lima, próximo à subida do morro que dá acesso à Igreja de Reis Magos, em Nova Almeida. Crédito: Divulgação

Quem visitar Nova Almeida poderá apreciar logo na entrada da vila a obra criada por moradores do balneário com o objetivo de enaltecer a cultura e a arte na Serra.

O mosaico foi instalado em um poste na Avenida Edvaldo Lima, próximo à subida do morro que dá acesso à Igreja de Reis Magos. Todo o trabalho foi realizado com materiais reciclados de construções, como sucatas de azulejos, e os artistas se dedicaram integralmente à concretização da obra.

De acordo com apuração do Tempo Novo, à frente da iniciativa estão a artista plástica Waldirene D’Ávila, o arquiteto Alexandre Marangoni e a ativista cultural Fernanda Vieira.

Foram necessários cinco finais de semana de muito trabalho para concluir o mosaico, que ficou pronto na última terça-feira, dia 20.

“Nosso sonho é espalhar intervenções artísticas como esta pela cidade, que além de embelezar as ruas, também valorizam a arte”, disse Fernanda.

Para a artista plástica Waldirene D’Ávila, a intervenção é uma forma de expressão artística que enriquece o município.

+ Império de Fátima escolhe enredo para 2025 neste sábado com bateria e muita festa

Batizado com o nome ‘Fragmentos da história ‘, o desenho foi criado por Alexandre Marangoni, que destacou que a ideia foi valorizar o espaço público através da arte e cultura. “Com este trabalho, quisemos enaltecer a história de Nova Almeida, utilizando elementos como a Igreja de Reis Magos e o congo.”

Este não é o primeiro projeto artístico realizado pelos moradores da comunidade. Em 2020, com o apoio da artista falecida Madalena Krug, foi restaurado o Banco de Reis, que fica no pátio da Igreja de Reis Magos.

Este ano, em julho, foi entregue na Praça dos Pescadores a escultura “Os Maratimba”. A obra, criada pelo artista plástico Tião Fonseca, contou com a gestão da produtora cultural Fernanda Vieira e sua equipe, composta por Fernando Henrique, Wanderley Ferreira, além da Secretaria de Obras da Serra.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também