Nova Almeida completa 460 anos de existência com muita festa

0
Nova Almeida completa 460 anos de existência com muita festa
A Folia de Reis acontece na sexta-feira, mas durante toda a semana tem agenda no balneário com shows e missas. Foto: Divulgação PMS

Janeiro é um mês de muitos festejos em Nova Almeida. Isto porque o balneário comemora na quinta-feira (5) 460 anos de existência e promove entre algumas atividades a tradicional Folia de Reis e ainda rende homenagem a seus padroeiros São Benedito e São Sebastião. A Prefeitura da Serra estima que 5 mil pessoas participem das agendas.

A festa começa nesta terça-feira (03) com a tradicional Festa de Reis Magos. A festividade faz parte do ciclo folclórico e religioso da cidade. Na programação está prevista a realização de missas, show musicais, alvorada e apresentação de folia de reis tanto dentro da Igreja de Reis Magos como também pelas ruas do bairro.

Hoje (3), às 19h30 tem missa na Igreja de Reis Magos. Na quarta-feira (4) no mesmo horário tem missa, seguida às 21h30 de show de forró com Trio Lubião.

Na quinta-feira (5), data em que o balneário comemora seu aniversário tem missa na Reis Magos às 19h30 e show de pagode com o grupo Chopp Samba.

Na sexta-feira (6), os festejos começam logo cedo, às 6 horas com a tradicional alvorada com queima de fogos na praça da Igreja dos Reis Magos. Às 18 horas acontece a cortada do mastro de São Sebastião e São Benedito.

Logo após será realizada missa na igreja às 19h30, seguida de apresentação de Folia de Reis de Nova Almeida, dentro da igreja.

Às 21h30 tem show com a banda católica Ciros. Às 23 horas a Folia de Reis ganha as rua do balneário mais antigo da Serra, onde visita diversas residências de moradores da região.

As celebrações acontecem dentro da Igreja de Reis Magos, tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1943 e os shows na praça do sítio histórico que fica em frente ao monumento.

Os festejos não terminam por aí: no final do mês as homenagens a São Sebastião continuam com a puxada e a fincada do mastro.

Conheça a história

Nova Almeida completa 460 anos de fundação. O balneário teve início com a construção de uma capela coberta de palhas, em 6 de janeiro de 1557. Na época, o local foi chamado de Aldeamento de Reis Magos. A comunidade foi fundada por jesuítas e guarda a Igreja e Residência de Reis Magos, monumento de reconhecido valor histórico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Comentários