25.7 C
Serra
terça-feira, 30 novembro - 2021
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 71.679 casos
  • 1.485 mortes
  • 69.752 curados

No mês da Consciência Negra, Queimado ganhará portal imponente para receber turistas na Serra

Leia também

Direitos Humanos | Serra vai ter mutirão para retificação de gênero e de nomes de pessoas trans

No dia 10 de dezembro se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos.  E na Serra vai ter uma...

Prefeitura vai reforçar iluminação em bairros da Serra com extensões de rede

A Prefeitura da Serra, através da Secretaria de Serviços (Sese), anunciou que sete bairros da Serra vão ganhar reforço...

ES terá audiências públicas para mostrar diagnóstico de ações para reduzir riscos de inundações

Ao longo dos meses de dezembro deste ano e janeiro de 2022, o Governo do Estado, discutirá a macrodrenagem...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Visão do projeto de como ficará a entrada para as ruínas. Foto: Divulgação

A segunda etapa da revitalização do Sítio Histórico de São José do Queimado, na Serra, começou a sair do papel. Isto porque, esta semana quem foi visitar as ruínas da igreja pôde perceber uma edificação sendo erguida na entrada do local.

As ruínas tem sido muito procurada por turistas e estudantes. De acordo com a Prefeitura da Serra o local recebe cerca de 150 visitantes por semana, chegando a 300 quando tem excursão de turistas. Pela média de janeiro a outubro, o sítio histórico recebeu cerca de 8 mil visitantes.

As obras foram anunciadas pelo vice-prefeito e secretário de Cultura da Serra, Thiago Carreiro quando no dia 5 de março o projeto que definiu o que será feito nesta etapa foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Estadual de Cultura.

O vice-prefeito conta que não é por acaso que o portal está sendo construído este mês e adiantou que a inauguração está prevista para os primeiros meses de 2022. “Estamos no mês da Consciência Negra e Queimado é o símbolo maior da liberdade e resistência negra na nossa cidade, estado e país”.

Está sendo feito no local um portal na estrada que da acesso as ruínas da igreja. “A obra já está bem adiantada e nosso objetivo maior com esta edificação é preservar o patrimônio histórico, fazendo um portal imponente, porém, também promovendo uma segurança ao local, principalmente no controle de fluxo de veículos de turistas que sobem para visitar o monumento. Queremos preservar e evitar depredações”.

A obra faz parte de uma etapa que prevê ainda construção de sala de exposição, de administração, saguão, banheiros, entre outros equipamentos para recepção de turistas e estudantes ao local. “A edificação será feita com materiais iguais aos utilizados na restauração das ruínas da igreja. Concreto, aço cortem e uma parede com pintura texturizada em cor areia terrosa. Este espaço será o primeiro contato quando o visitante chegar no sítio para visitar as ruínas”, detalhou o secretário de Cultura.

O historiador Clério Borges esteve no local esta semana e registrou o andamento da obra. Foto: Divulgação

Para a edificação do portal estão sendo investidos cerca de R$ 108 mil e empresa responsável é a Techvias Engenharia Ltda. A primeira etapa da revitalização foi entregue no dia 19 de março de 2020, na então administração do ex-prefeito Audifax Barcelos, quando foram restauradas as ruínas da igreja.

“Nossa obra irá humanizar o lugar, com um centro cultural de acolhimento ao turista, moradores e estudantes. Vamos poder contar nossa história para o mundo. Nosso prefeito Sergio Vidigal colocou como prioridade também cuidar dos patrimônios históricos”.

Todo o trabalho que será realizado no entorno das ruínas ficará em torno de R$ 3,5 milhões.

 

Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!