27.3 C
Serra
terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Mutirões de castração devem ser aprovados pelo Conselho de Veterinária

Leia também

Músico grava CD gospel e faz shows para ajudar esposa com doença degenerativa

Dias 7 e 8 de fevereiro vai ter Verão com Jesus Serra, em Jacaraípe e uma das atrações será...

Mais de 150 vagas para auxiliar de limpeza no Sine da Serra

Nesta quarta-feira (28), estarão abertas 266 vagas para profissionais que possuem apenas o ensino fundamental e moram, atualmente, na...

Serra joga em casa no sábado em busca da primeira vitória no Capixabão

O Serra empatou com o Real Noroeste em Águia Branca e agora segue para o segundo jogo da primeira...
Redação Jornal Tempo Novo com informações de assessoriahttps://www.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

“O Conselho é completamente a favor dos mutirões de castração desde que os procedimentos sigam as diretrizes legais”, diz o presidente do Conselho de Veterinária do ES, Marcus Braun. Foto: Agência Brasil

As zoonoses, doenças comuns aos homens e animais, vêm aumentando nos últimos anos, da mesma forma como cresce a preocupação com a saúde e o bem-estar dos animais. O interesse pelo controle populacional dos animais tem mobilizado órgãos governamentais e sociedade organizada à planejar a realização de mutirões para castração.

A Resolução 962 do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) regulamenta os procedimentos destas atividades e destaca que o projeto de execução deve ser protocolado junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES), para ser submetido à análise. Somente após a aprovação, a ação pode acontecer.

É preciso homologar a Anotação de Responsável Técnico (ART) junto ao CRMV-ES do médico-veterinário responsável pelos Procedimentos de Contracepção de Cães e Gatos em Programas, e a apresentação de projeto elaborado pelo Responsável Técnico (RT).

“O Conselho é completamente a favor dos mutirões de castração desde que os procedimentos sigam as diretrizes legais, entre elas, o registro do projeto na autarquia por meio de formulário específico e com antecedência mínima de 60 dias da data prevista para a realização”, esclarece o presidente do CRMV-ES Marcus Braun.

O documento deve contemplar, no mínimo, itens como orientação sobre os cuidados pré e pós-operatórios aos responsáveis pelos animais, transporte dos animais, equipamentos e materiais necessários, equipe de trabalho, procedimentos pré, trans e pós cirúrgicos, sistema de triagem, identificação e registro dos animais e atividades de educação sanitária, bem-estar animal e guarda responsável.

O tutor de um cão ou gato, por exemplo, pode escolher uma clínica ou hospital de sua preferência para fazer o procedimento de castração, mas é necessário que o estabelecimento que fará a intervenção e os médicos-veterinários envolvidos atendam às exigências legais para a realização dos procedimentos, visando garantir sempre a segurança e bem estar de todos os envolvidos.

“É importante lembrar que os mutirões de castração vão além da proposta de esterilizar animais, visando também educar e formar uma consciência sobre o que é a “guarda responsável” e orientar os tutores sobre a importância do controle populacional dos animais e sobre o impacto que os mesmos exercem sobre o meio ambiente”, afirma Marcus.

O Conselho, exercendo seu papel institucional, busca o bem-estar dos animais, assim como a proteção dos profissionais e sociedade envolvidas nestes projetos e não permite que procedimentos cirúrgicos sejam realizados sem os cuidados necessários para garantir que os animais submetidos a estes, não passem por dor ou sofrimento. “O nosso compromisso é com a manutenção da saúde única”, finaliza o presidente do CRMV-ES.

Para informações e orientações sobre autorização para mutirões e projetos de castração, entre em contato com o setor de Fiscalização pelos telefones (27) 3324-3877 e (27) 3324-3795.

Comentários

Mais notícias

Mais de 150 vagas para auxiliar de limpeza no Sine da Serra

Nesta quarta-feira (28), estarão abertas 266 vagas para profissionais que possuem apenas o ensino fundamental e moram, atualmente, na Serra. Destas chances, 155 são...

Serra joga em casa no sábado em busca da primeira vitória no Capixabão

O Serra empatou com o Real Noroeste em Águia Branca e agora segue para o segundo jogo da primeira fase do Campeonato Capixaba contra...

Erosão avança, destrói ruas e preocupa moradores em Manguinhos

A beleza de uma das principais praias da Serra, Manguinhos, está dando lugar para crateras gigantes. A causa disso tudo são as fortes ondas...

Instituto alerta para risco de mais chuva forte no ES

Pode chover forte nas cidades capixabas, incluindo a Serra, durante a tarde e noite desta terça-feira (28). O alerta é do Climatempo. De acordo...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!
Precisa falar com o Tempo Novo? Envie sua mensagem