Mutirão vai renegociar dívidas e dar entrada em divórcio e guarda de crianças na Serra

Compartilhe:
divórcio
divórcio
Entre os serviços ofertados pela Defensoria Pública em Carapebus estão pedidos de divórcio, união estável, pedir alimentos e guarda de crianças. Crédito: Divulgação

O Dia das Mães é um dia em que se associa amor, carinho e afeto. Que tal também associar a solidariedade? Neste sábado (11), a comunidade de Praia de Carapebus, na Serra, receberá o evento Conexão Solidária, que escolheu o bairro para realizar o especial de Dia das Mães.

A ação acontecerá na Praça 07 de Setembro, de 9 às 12 horas, e contará com diversas atividades: o programa ‘Defensoria em todo lugar’ estará participando com tira-dúvidas e consultoria jurídica da Defensoria Pública do Espírito Santo.

Já a Van da Cesan, estará atendendo os moradores para renegociação de dívidas e Tarifa Social. Além disso, haverá Espaço Tecnológico de Interação, com drones e óculos de realidade virtual; roda de conversa com mães atípicas (que cuidam de filhos que têm algum tipo de deficiência ou doenças raras), e espaço para crianças. Para recepcionar participantes, uma mesa de frutas.

As pessoas que desejarem atendimento devem levar documento com foto, CPF e comprovante de residência.

+ Pesquisa | Sucessão de Vidigal com Weverson é bastante promissora; Audifax cresce seguido de Pablo

“O Conexão Solidária – Especial Dia das Mães traz para a nossa comunidade algo do qual todos precisamos, a solidariedade. Ter acesso à Defensoria e Cesan é algo muitas vezes difícil para o pessoal da comunidade”, disse Hermenson Fernandes, presidente da Associação de Moradores de Praia de Carapebus.

Segundo a Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES), o órgão oferecerá atendimento e orientação jurídica às pessoas em situação de vulnerabilidade que precisam de apoio sobre os seguintes assuntos, dentre outros da esfera estadual:

  • Problemas de endividamento e débitos em conta de forma injusta;
  • Fazer divórcio, união estável, pedir alimentos, pedir guarda de crianças;
  • Orientação sobre processos criminais;
  • Pedir medicamentos, consultas e exames médicos;
  • Atender casos de violência doméstica;
  • Atender direitos dos idosos, incluindo curatela;
  • Direitos de vizinhança em geral; pedidos de indenização e devolução de pagamentos indevidos;
  • Problemas relativos a impostos municipais e estaduais;
  • Diretos sobre falecimento de familiares (repartição de bens, inventário etc.),
  • Dentre outros (a DPES não atua em assuntos de competência trabalhista e federal, como INSS e Caixa econômica)”.

O defensor público e coordenador de atendimento na Grande Vitória da DPES, Vitor Valdir Ramalho Soares, afirma que “é muito importante a presença do ônibus verde da Defensoria dentro das comunidades, para se aproximar das pessoas, principalmente contando com o recorte dessa edição de Dia das Mães, com foco no atendimento para as mães atípicas”.

Ele lembra que o programa “Defensoria em todo lugar” existe desde abril de 2023, e já atendeu mais de 1.500 pessoas.

O Conexão Solidária é uma realização da Associação de Moradores de Praia de Carapebus (AMPC), com apoio da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo, Cesan, e alguns empresários da região: Quimera Soluções Tecnológicas, Vianna Supermercado, Marianna Botequim e Silva’s Restaurante.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também