Moradores se unem para restaurar reserva ambiental na Serra e plantam mais de 1.500 árvores

Compartilhe:
árvores ambiental Serra

Um movimento de amor à natureza tem transformado a paisagem e a consciência ambiental em Morada de Laranjeiras, na Serra. Desde 2023, o grupo voluntário Guardiões da Reserva tem revitalizado a área de preservação ambiental que circunda o bairro. Aos domingos, ao nascer do sol, os moradores se reúnem para um café coletivo e, logo depois, dedicam a manhã ao plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas, retirada de resíduos e manutenção do espaço.

O projeto já plantou pelo menos 820 mudas de árvores nativas e frutíferas nos últimos três anos — mas o trabalho de restauração começou há cerca de uma década. Ao todo, estima-se que mais de 1.500 árvores já tenham sido inseridas no ecossistema local.

Entre as espécies plantadas estão o Pau-Brasil, Ipês de diversas cores, Jacarandá-roxo, Palmeira Açaí, Aroeiras, Angico-vermelho, Sibipiruna, além de árvores frutíferas como manga, abacate, goiaba, mamão, grumixama, urucum, banana, framboesa, cacau e até laranja e jambo.

“Queremos criar um habitat saudável e atrativo para a fauna da Mata Atlântica. Já temos capivaras, raposas, gambás, tatus, porcos-espinhos, jacarés e diversas aves. Mas o meu sonho mesmo é ver tucanos voando por aqui”, conta o voluntário Darci Neris da Fonseca, um dos coordenadores da iniciativa.

Além do plantio, os Guardiões realizam a limpeza da reserva, combatendo o acúmulo de lixo. “Coletamos muita embalagem plástica, garrafas, sacolas e restos de marmitas que vêm dos bueiros”, explica Darci.

Mobilização e parcerias

O projeto conta com 18 guardiões fixos e diversos apoiadores voluntários. Eles também atuam em outras frentes comunitárias, como a limpeza de praças e rotatórias do bairro, promovendo uma cultura de cuidado e pertencimento.

De acordo com apuração do Tempo Novo, as ações têm o apoio do Horto Municipal da Serra, que fornece mudas e suporte técnico; do Hospital Estadual Jayme Santos Neves, que doa composto orgânico produzido internamente. Além disso, boa parte das plantas utilizadas vêm de um viveiro mantido pelos próprios moradores.

Desafios e preservação

Apesar dos avanços, o grupo enfrenta ameaças constantes, como os incêndios que atingem a região — muitos provocados por ações humanas, como o uso de fogos de artifício. A reserva também está inserida em uma Área de Proteção Ambiental (APA), o que exige ainda mais atenção e engajamento da comunidade.

“Nosso objetivo é restaurar e proteger a natureza, mas também despertar uma consciência ambiental nas pessoas. Queremos que todos entendam que atitudes pequenas, como não jogar lixo ou evitar rojões, fazem toda a diferença na preservação do nosso patrimônio natural”, conclui Darci.

Domingo é dia de ação

Todos os domingos, a partir das 7h, os Guardiões da Reserva se reúnem para mais uma jornada de cuidado ambiental. O grupo segue firme em seu propósito: deixar um legado de natureza e consciência para as futuras gerações de Morada de Laranjeiras. Informações direto com Darci pelo telefone 27 99801-6607.

O grupo Guardiões da Reserva é formado por:

01- Darci
02- Javier
03- Marcelo
04- Anderson
05- Onofre
06- Amaro
07 – Marcolino
08- Maike
09- Gustavo
10- Péricles
11- Sandro
12- Sérgio
13- izaias

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também