Moradores da Serra se unem para recuperar área de mata e plantam mais de 700 árvores

Compartilhe:
mata árvore Serra
Mais de 700 mudas já foram plantadas, incluindo espécies como Ipês, Pau-Brasil e árvores frutíferas como ingá, abacate e manga na área de mata que circunda Portal de Manguinhos, na Serra. Crédito: Divulgação

Os moradores do Portal de Manguinhos, na Serra, estão se unindo em uma ação exemplar de preservação e recuperação ambiental. Desde 2023, um grupo de 15 moradores vem se dedicando à revitalização da reserva ambiental que circunda o bairro. Todo domingo, os “Guardiões da Reserva” se reúnem para um café comunitário, onde planejam as próximas ações de plantio e conservação da área.

Até agora, mais de 700 mudas já foram plantadas, incluindo espécies como Ipês, Pau-Brasil e árvores frutíferas como ingá, abacate e manga. Além disso, no final de 2023, foram plantadas 400 mudas de palmito açaí. “Suas sementes são apreciadas por diversas aves, como jacupembas, guaxes e tucanos, que é o que queremos atrair para nossa reserva”, explicou Darci Neris da Fonseca, um dos integrantes do grupo.

E a iniciativa não para por aí: em breve, o grupo pretende plantar mais 12 Ipês ao lado do condomínio Villagio de Manguinhos. “Estamos comprometidos em restaurar nossa reserva e garantir um ambiente mais saudável para todos”, afirmou Darci.

A ação conta com o apoio do Horto Municipal, que tem fornecido mudas e suporte técnico para o projeto. Além do plantio, o grupo também realiza a limpeza da área, garantindo que o espaço se mantenha protegido e livre de resíduos. “Recolhemos regularmente muito plástico, como garrafas, sacolas e marmitas, que acabam nos bueiros das águas pluviais”, relatou Darci.

O objetivo é criar um habitat natural atrativo para mais espécies de animais da Mata Atlântica e preservar as que já existem. “Temos jacupembas, guaxes, frangos-d’água-azul, saracuras, garças, seriemas, diferentes espécies de águias, corujas, pica-paus, curiangos-tesoura, curiangos-comuns, esquilos, porcos-espinhos, tatus, gambás, raposas, capivaras e jacarés. Pessoalmente, só vou parar quando vir tucanos nesta mata”, afirmou Darci.

+ Empréstimo é aprovado e prefeitura vai construir rodovia para 3ª ligação entre Serra e Vitória

No entanto, os desafios são constantes. Os moradores enfrentam a ameaça de incêndios frequentes, especialmente devido à proximidade com uma Área de Proteção Ambiental (APA). No último dia 23 de agosto, um incêndio foi provocado na reserva após soltarem um rojão na área. “Sofremos muito com o fogo, que coloca em risco todo o nosso trabalho de recuperação”, comentou Darci.

O objetivo dos moradores é não apenas restaurar o meio ambiente, mas também conscientizar a comunidade sobre a importância de cuidar da natureza e evitar comportamentos que possam prejudicar a área, como o uso de rojões. “Queremos incentivar as pessoas a cuidar do meio ambiente e evitar atitudes que coloquem nossa reserva em perigo”, destacou um dos moradores.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também