Monumentos de rosa contra o câncer de mama

Compartilhe:
Um dos monumentos que receberão a iluminação será a Igreja Nossa Senhora da Conceição em Serra-Sede. Foto: Divulgação
Um dos monumentos que receberão a iluminação será a Igreja Nossa Senhora da Conceição em Serra-Sede. Foto: Divulgação
Um dos monumentos que receberá a iluminação será a Igreja Nossa Senhora da Conceição na Serra-Sede. Foto: Divulgação

A Serra aderiu à campanha Outubro Rosa. Várias atividades estão sendo desenvolvidas voltadas para conscientização e prevenção do câncer de mama, envolvendo diversas Secretarias e órgãos municipais.

Durante este mês, vários monumentos e prédios públicos ganharão iluminação cor de rosa e serão intensificadas as ações visando à prevenção e detectação precoce da doença em mulheres residentes no município.

Até a próxima sexta-feira (09), serão iluminados os viadutos de Serra-Sede e Carapina, a torre da Unidade de Pronto Atendimento de Carapina, a Igreja Nossa Senhora da Conceição na Serra-sede e a Praça da Luz em Laranjeiras. O  prédio Administrativo da Prefeitura e a antiga sede do Executivo receberão a iluminação na semana seguinte.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Atividades

Também está sendo preparada uma extensa programação com atividades físicas, palestras, testes rápidos e exames preventivos de câncer nas Unidades Regionais e Básicas de Saúde de todo município.

Na sábado (17), as unidades de saúde de Pitanga e Nova Almeida estarão realizando a coleta de preventivo, atividades educativas com palestras e testes rápidos da sífilis e HIV. Esta é mais uma ação em adesão ao movimento Outubro Rosa no município.

Palestras

As palestras têm como tema o câncer de mama e de colo de útero, prevenção e tratamento. A paciente que procurar a unidade vai receber orientações sobre o câncer de mama e realizar a coleta do preventivo. Também serão feitos exames clínicos das mamas e distribuição de preservativo.

No sábado (24), as atividades vão acontecer na Unidade Regional de Feu Rosa. Na praça em frente a unidade acontecerão atividade física e “Zumba Rosa”, atividades educativas relacionadas ao Outubro Rosa e coleta de preventivo na unidade.

Saiba mais:

O Outubro Rosa é um movimento popular reconhecido internacionalmente, originário nos Estados Unidos em 1997, com o objetivo de disseminar a importância da prevenção do câncer de mama. Atualmente é comemorado em todo o mundo e o nome remete ao laço rosa, que simboliza essa luta.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também