Mirem-se no exemplo do Irema

Compartilhe:

Por Bruno Lyra

O exemplo do córrego Irema, que atravessa o bairro Feu Rosa e deságua na praia de Castelândia, é emblemático sobre o fracasso, até agora, da política de saneamento na Serra.

O rio tem cerca de 3 km de extensão e possui uma grande estação de tratamento de esgoto construída às suas margens. Essa estação é antiga, dos anos 1980. Na década de 2000, o governo do ES, através da Cesan, investiu na expansão dessa estação.

O Irema estava imundo, contaminando a praia de Jacaraípe e inviabilizando a balneabilidade num bom trecho da mesma, além de expor ao risco de doença os moradores de Feu Rosa, Portal de Jacaraípe e Praia de Castelândia.

A sociedade cobrava. Como hoje, já pagava uma taxa de esgoto casada à conta de água. A expansão foi concluída e nada mudou no Irema. Continuava um valão a céu aberto.

E hoje? .A coleta e tratamento de esgoto da cidade passou, há um ano, a ser gerido pelo consórcio privado Serra Ambiental, formado pelas mineiras Sonel, Artepa e Mauá Participações. Esta é a 1ª Parceria Público Privada do ES para o setor foi ‘vendida’ pelo governo do Estado (Cesan) e pela Prefeitura como panaceia aos males do setor na Serra.

A Cesan continua cobrando a taxa de esgoto na conta de água, mas agora repassa o dinheiro ao consórcio. E o que aconteceu ao Irema? Continua podre. Tanto que a própria Prefeitura pede às pessoas que não entrem na praia onde córrego deságua, por risco de adoecerem.

Até quando a sociedade vai pagar a conta e ter um saneamento que não consegue resolver o problema numa microbacia que está coberta, há pelo menos 30 anos, por rede e estação de esgoto?

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também