Ministros do TSE definem novas regras para criação, fusão e extinção de partidos políticos

Compartilhe:
A audiência está marcada para esta quinta-feira (13), na sede do TSE, em Brasília. Foto: Divulgação
A sessão no TSE aconteceu na noite desta quinta-feira (17). Foto: Divulgação
A sessão no TSE aconteceu na noite desta quinta-feira (17). Foto: Divulgação

Em sessão realizada na noite desta quinta-feira (17), ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovaram novas regras para criação, fusão, organização, incorporação e extinção de partidos políticos. Também foram definidas, com vistas às eleições de 2016, prestação de contas e regulamentação de prazos a serem cumpridos nos cartórios eleitorais.

Segundo a resolução, os interessados em criar uma nova legenda devem obter o apoiamento (assinaturas) mínimo de meio por cento dos eleitores que votaram nas últimas eleições para a Câmara dos Deputados, o equivalente a 486 mil assinaturas. O prazo máximo para registro é de dois anos, diferentemente de antes, quando não havia prazo e o processo poderia durar vários anos.

Sobre a verificação de assinaturas para apoiamento, os dados passarão a constar em um banco de dados da Justiça Eleitoral, o que vai permitir o cruzamento evitando o uso do mesmo nome mais de uma vez, e o eleitor que não concordar com a inclusão do nome poderá solicitar a retirada. Importante lembrar que eleitores filiados a um partido político não poderão manifestar apoio à criação de outro.

O TSE também deliberou sobre a prestação anual de contas pelos partidos políticos, além das prestações entregues durante as campanhas eleitorais.

 

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também