Ministério Público investiga uso de arma de fogo na Câmara da Serra

Denúncia foi feita após o vereador Cabo Porto ser apontado pelo colega Luiz Carlos Moreira pelo uso de arma durante as sessões
Compartilhe:
Outro projeto do vereador Cabo Porto (PSB) foi proibir a venda de simulacros e armas de brinquedo. Foto: Divulgação
Outro projeto do vereador Cabo Porto (PSB) foi proibir a venda de simulacros e armas de brinquedo. Foto: Divulgação

O ex-vereador Gideão Svensson (PPS) iniciou uma representação no Ministério Público (MP), que tem como alvo o vereador Cabo Porto (PSB) em função do uso de arma por parte do socialista nas dependências e no Plenário da Câmara. 

Svensson apontou que a Constituição proíbe o uso de arma por parlamentares no interior da casa legislativa. Ele alega que tal atitude “durante as sessões pode ocorrer no calor de alguma circunstância o improvável e até uma tragédia.

O ex-vereador pede a apuração dos fatos e a devida ação judicial que couber. 

Questionado pela reportagem, Cabo Porto disse que já informou ao MP, quando questionado. “Nunca entrei no Plenário armado. Em relação a Câmara, garagem, etc, tenho porte de arma e sou político voltado no combate à criminalidade. Sou policial militar há 22 anos, já sofri várias ameaças de morte, fatos cadastrados pelo serviço de inteligência da PM-ES, devido aos meus serviços prestados à sociedade capixaba. Tenho em minha ficha funcional 459 elogios operacionais e já fui destaque operacional de toda a polícia”, disse Porto.

Ele mencionou a vulnerabilidade na  segurança da Câmara, onde todos têm acesso aos veículos dos parlamentares na garagem. “Exatamente todos têm acesso”, lembrou ele. 

Porte de arma:

O porte de arma de fogo a que têm direito os policiais (art. 6 da Lei 10.826/2003 e art. 33 do Decreto Lei 5.123/2014 não se estende aos policiais aposentados da reserva. Isso porque o porte de arma aos policiais está condicionado ao efetivo exercício das funções.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também