
Após a confirmação do primeiro caso de coronavírus Covid-19 no Estado, o Ministério Público do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro Operacional de Implementação das Políticas de Saúde (Caops), notificou o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes de Medeiros Júnior, e os secretários municipais de Saúde para que adotem as medidas preventivas em face do risco de uma epidemia nacional da doença.
Na notificação, o MPES orienta que devem ser adotadas todas as medidas necessárias para que a população seja orientada em relação aos serviços de saúde que devem ser procurados para o atendimento médico, em caso de demonstrar sintomas do coronavírus.
O documento orienta o secretário estadual de Saúde a “prestar imediatamente todo apoio técnico e financeiro que os municípios com pacientes suspeitos e/ou infectados por coronavírus necessitem”. Além disso, deve adotar medidas para que toda a população, especialmente a mais vulnerável a tomar conhecimento de medidas preventivas contra a doença; além de promover a captação de profissionais de saúde.

