
A deputada federal eleita por São Paulo, Marina Silva (Rede), virá ao Espírito Santo nesta quinta-feira (27) em campanha para o candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A ex-ministra – que é um dos principais nomes da Rede no Brasil – tem circulado por diversos estados brasileiros auxiliando na campanha do petista.
Fontes ligadas a coordenação de campanha de Lula no ES afirmam que Marina chegará ao Estado por volta das 15 horas. Em primeiro momento, a redista participará de uma reunião com lideranças do partido.
Logo depois, fará uma coletiva de imprensa e, em seguida, participará de um culto ecumênico. O evento tem como slogan “Celebração Cristã Pela Democracia e Pela Paz” e acontecerá às 17 horas na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória.
Por fim, Marina fará um comício do candidato Lula. O ato faz parte da campanha nacional que ocorrerá na quinta-feira por conta do aniversário do petista. Lula completa 77 anos no dia 27 de outubro.
Havia a previsão de que Marina viesse à Serra caminhar nas ruas junto com o governador Renato Casagrande (PSB), que disputa o Governo do ES com Manato (PL). No entanto, por conta de agenda, a caminhada não deve ocorrer.
A ideia de trazer Marina a Serra seria fortalecer a Rede no município, já que o principal nome do partido no Espírito Santo – o ex-prefeito da cidade Audifax Barcelos – se desfiliou para apoiar o bolsonarista Manato. A Rede, nacionalmente, está na coligação de Lula e, no Espírito Santo, apoia Casagrande.
Sobre a disputa nacional, Audifax se cala desde o primeiro turno. Mesmo com diversos questionamentos sobre quem ele votaria ou apoiaria, o ex-prefeito – que também disputou a eleição para governador do ES, mas perdeu até na Serra – se negou a falar sobre o tema.
Casagrande não deve participar de ato com Marina

O governador Renato Casagrande, no entanto, não deve comparecer as agendas de Marina Silva em Vitória. De acordo com sua assessoria, o candidato terá que participar do debate da TV Gazeta/Globo na noite de quinta-feira. Por conta disso, ficará se preparando para o confronto com Manato durante todo o dia.
A assessoria destacou ainda que isso é uma medida de praxe nas campanhas, ou seja, em outros debates, Casagrande também separou o dia para alinhar as estratégias com sua equipe coordenadora da campanha.
Audifax fez campanha para Marina em 2018 na Serra

Durante a campanha de 2018, na qual Marina Silva disputou a Presidência, a redista veio à Serra e andou com o ex-prefeito Audifax, que apoiava sua eleição. Na época, Audifax ainda apoiou a eleição do senador Fabiano Contarato, ex-Rede e atual PT.
Agora, em 2022, após perder a eleição para governador, Audifax saiu do partido em apoio ao candidato Manato, que se considera “o governador de Bolsonaro”. O ex-prefeito, inclusive, está fazendo campanha nas ruas entrando na onda de utilizar camisas verde e amarela, um símbolo da campanha bolsonarista.
