O cofundador da Rede, Sérgio Xavier e o prefeito da Serra Audifax Barcelos. Foto: Divulgação
Yuri Scardini
Nosso desejo é ter o prefeito Audifax candidato a governador”. Essa é a afirmação de um dos fundadores da Rede Sustentabilidade, Sérgio Xavier. Visto como uma das figuras de maior confiança da presidenciável Marina Silva, Xavier esteve na Serra na última terça-feira (23) para dar palestra na Câmara de Vereadores sobre políticas de sustentabilidade para cidades.
Sérgio Xavier era coordenador de Comunicação da Nacional da Rede e deixou o cargo para se tornar Secretário de Estado de Meio Ambiente de Pernambuco.
Leia também
Perguntado sobre os planos eleitorais do partido para o ES nas eleições de 2018, Xavier disse que Marina Silva e a Rede apostam no prefeito Audifax para disputar a vaga de governador do ES. “Nosso desejo é ter o prefeito Audifax candidato a governador. Acho que seria uma oportunidade, não falei com ele sobre isso, mas é um desejo de quem está observando. Do ponto de vista da Rede, Audifax é um quadro muito qualificado, com experiência de gestão impressionante e que tem vontade de fazer. É um herói, venceu uma maratona de saúde, que mostrou como é forte”, pontuou Xavier.
Entre as cidades administradas pela Rede, a Serra é a maior em número populacional e orçamentário. Audifax está filiado a Rede desde setembro de 2015.
Durante sua palestra, Xavier apresentou estratégias e caminhos práticos para implementar um modelo de desenvolvimento urbano sustentável.
“Destacar conceitos e tendências disruptivas e mostrar ações práticas de como resolver problemas das cidades, e, ao mesmo tempo, criar uma nova economia inclusiva e sustentável”, disse.
Sobre a vocação da Serra, que agrega o maior número de indústrias no Estado, Xavier pondera que para a atividade industrial ter uma relação sustentável com a sociedade e o meio ambiente é necessário apostar em tecnologia e fomentar as mentes criativas.

