Margem do rio Jacaraípe terá ciclovia e calçadão

Compartilhe:
1450199618140-img0061
Mais de R$ 10 milhões estão sendo investidos nas ações. Foto: Divulgação

Para a dragagem e alargamento do rio Jacaraípe foi necessário a retirada de algumas casas e também o que restava de manguezal na região.

Mas no lugar disso, haverá as margens ganharão ciclovia, calçadão e rua no trecho mais próximo a Praça Encontro das Águas. Com uma extensão de 1,5 Km, as melhorias serão concluídas em março do próximo ano.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

A obra de limpeza, dragagem e urbanização do Rio Jacaraípe passa atualmente também pela dragagem e ampliação da calha do Rio, das estacas 0 a 55. Todas as intervenções serão concluídas até o final de 2016.

Mais de R$ 10 milhões estão sendo investidos nas ações que também preveem a recuperação ambiental de áreas degradadas e a urbanização necessária para disciplinar a ocupação do entorno.

Na primeira etapa de limpeza foram retiradas mais de 14 toneladas de lixo, entulho e móveis. A segunda etapa e atual, é de dragagem e alargamento dos 4 quilômetros do rio, com contenção das margens para evitar erosão.

A intervenção vai beneficiar cerca de 40 mil moradores de 16 bairros. Hoje, a largura do rio varia de 2 a 4 metros. Após a obra, a largura máxima será de 33 metros e a profundidade que é de 70 cm, em alguns trechos, passará para 2,12m.

A Prefeitura está melhorando também a infraestrutura dos bairros da região da Grande Jacaraípe com a recuperação de várias ruas, além de investimento em paisagismo e iluminação pública.

 

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também