Mais de 20 grupos participam do Festival e Concurso de Bandas e Fanfarras da Serra

0
Mais de 20 grupos participam do Festival e Concurso de Bandas e Fanfarras da Serra
A Banda Marcial Manoel Carlos de Miranda, da Serra, irá se apresentar no festival. Foto: Divulgação

A Serra terá seu primeiro Festival e Concurso de Bandas e Fanfarras da Serra  – 1º Festcobanfs. Será neste sábado (21) em José de Anchieta e contará com a participação de mais de vinte grupos de bandas marciais e de fanfarras de diversas cidades do Estado, inclusive do interior.

Serão quatorze horas de muita música instrumental. As atividades vão acontecer na rua Linha de Força, ao lado da paróquia São José de Anchieta e começam às 8h30, com encerramento previsto para às 22h.

Para quem não sabe, a banda marcial faz uso de instrumentos da família dos eufones, tuba, trompetes,  trompas, souza fone, trombones de pisto ou vara. Já a banda de fanfarra é composta por lira, corneta e cornetões lisos ou com gatilho.

Pela manhã a programação começa às 8h30 e segue até 11h30 com o festival das bandas. Pela ordem se apresentam a Fanfarra FJP, de Baixo Guandu; Banda Marcial de Sooretama, de Sooretama; Banda Marcial Dourada, da Serra; Fanfarra João 23, de Baixo Guandu; Banda Marcial Manoel Carlos de Miranda, da Serra e Orquestra de Irupi, de Irupi.

Logo mais, a partir das 12h30 começa o concurso das bandas. Serão seis categorias. Pela categoria ‘Banda de Percussão com Instrumentos Melódicos Infantil’, se apresenta  Corporação Musical Comuti, de Iúna.  Já na categoria ‘Banda Marcia Juvenil’ tocam as bandas marciais Aracy de Oliveira Neves, de Cachoeiro do Itapemirim e Olímpio Bezerra (Bamob), de Linhares.

Na categoria ‘Percussão com instrumentos melódicos – categoria única’ vem os músicos do Comuti, de Iúna; Fanfarra Walfrido, de Minas Gerais, da cidade de Oliveira; Fanfarra JFP e Banda Percussão Comussb, de Baixo Guandu.

Na categoria ‘Banda Marcia Sênior’ vem a Olímpio Bezerra (Bamob), de Linhares e Bannel, de Vila do Riacho.

Terá ainda apresentação da categoria ‘Banda Musical de Marcha Juvenil’ com exibição das bandas de música, Tenente Jair Luz, de São Gabriel da Palha; Divaneta Lessa de Moraes, de Viana e Municipal de Jaguaré, de Jaguaré.

Por último vem a modalidade ‘Banda Musical de Marcha Sênior’ que contará com show das bandas Tenente Jair Luz, de São Gabriel da Palha; Comaf, de Muqui; Alvimar Silva (Comasi), de Vitória; Graciano Neves (Comugra), de Vila Velha e Costa e Silva (Comucs), de Guarapari.

Evento ajuda a promover intercâmbio entre músicos

O organizador do evento, Jefferson Pereira de Souza, está feliz com a iniciativa e disse que a expectativa é muito boa para o 1º Festcobanfs. “É um festival cujo objetivo é a promoção social, o intercâmbio musical entre as corporações e principalmente o desenvolvimento deste segmento musical na nossa cidade”, destaca.

Para Roseana Brumana do Nascimento, diretora da EMEF Manoel Carlos de Miranda, realizadora do evento, será uma excelente oportunidade de intercâmbio entre alunos e outras corporações musicais. “ Momento dos alunos e alunas conhecerem e refletirem acerca da realidade musical de outros municípios! Nossa escola vive a música cotidianamente a música e está já está entranhada na nossa história!”.

Haverá premiação para o primeiro, segundo e terceiro lugar, além de melhor regente mor, melhor corpo musical, melhor maestro, melhor pavilhão nacional e melhor corpo coreógrafo. Também haverá troféu de campeão geral. O evento está sendo realizado pela Prefeitura da Serra e pela EMEF Manoel Carlos de Miranda.

O evento está sendo realizado pela Prefeitura da Serra e pela EMEF Manoel Carlos de Miranda.

Comentários