Somente nos primeiros meses deste ano, as quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Serra realizaram, em média, mais de 13 mil atendimentos por mês. O balanço foi divulgado pela Secretaria de Saúde da Serra.
Atualmente, a cidade conta com três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e uma UPA Pediátrica em seu território: UPA Serra Sede, UPA de Carapina, UPA de Castelândia e a UPA Pediátrica (localizada em Colina de Laranjeiras).
A estrutura atende à recomendação do Ministério da Saúde, que indica a necessidade de uma UPA para cada 200 mil habitantes. De acordo com o último dado do IBGE, de 2022, a Serra possui 520 mil habitantes.
Somando os atendimentos adultos e pediátricos, a UPA de Serra Sede foi a que teve o maior número de atendimentos neste primeiro trimestre de 2025: 58.052. Em segundo lugar está a UPA de Carapina, com 55 mil atendimentos, seguida pela UPA de Castelândia, com 49.469.
Segundo a secretaria, o objetivo das UPAs é prestar atendimento rápido e qualificado aos pacientes em situação de urgência e emergência, oferecendo os primeiros socorros. “Assim, é possível encaminhar a pessoa aos serviços hospitalares de maior complexidade, quando necessário, contribuindo para reduzir a superlotação em hospitais gerais e prontos-socorros.”
Todas funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, não exigem encaminhamento para acesso aos serviços e são equipadas com raio-X, eletrocardiograma, laboratório de exames e leitos de observação. As UPAs podem resolver grande parte das urgências e emergências, como:
- Pressão alta;
- Vômitos constantes;
- Febre acima de 39 °C;
- Fraturas e cortes;
- Infarto e derrame;
- Cólicas renais;
- Falta de ar intensa;
- Dores fortes no peito;
- Crises convulsivas.
Atendimento pediátrico de urgência e emergência
Crianças e adolescentes de 0 a 15 anos podem receber atendimento médico de urgência e emergência em três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município.
Além da UPA Pediátrica, localizada em Colina de Laranjeiras (anexa ao Hospital Municipal Materno Infantil), as UPAs de Castelândia e Serra Sede também estão preparadas para atender esse público.
De janeiro a março deste ano, por exemplo, a UPA de Castelândia teve 9.399 atendimentos infantis a menos que a UPA Pediátrica, enquanto a de Serra Sede registrou uma diferença de 5.789.
A UPA Pediátrica foi inaugurada em janeiro de 2024, como uma extensão da Unidade de Pronto Atendimento de Carapina. O objetivo era ampliar a assistência a esse público e facilitar o acesso das famílias aos serviços de saúde.
No entanto, o secretário municipal de Saúde da Serra, Diogo Cosme, destaca a importância da distribuição desse atendimento entre as três unidades: “A UPA Pediátrica tem sido um avanço importante para o atendimento das crianças e adolescentes na Serra, mas é fundamental que as famílias saibam que as UPAs de Castelândia e Serra Sede também estão preparadas para atender esse público. Afinal, distribuir a demanda entre essas unidades ajuda a reduzir o tempo de espera e garante um atendimento mais ágil e eficiente para todos os usuários”, finalizou o secretário.