Moradores da região de Costa Bela, na Serra, denunciam que um trecho de rua do bairro tem se transformado em um lixão, se tornando ponto viciado de descarte irregular de lixo e entulho.
Segundo o leitor Ivomar Barbosa, o local tem acumulado diversos tipos de resíduos, como restos de podas de árvores, entulho de obras e até móveis quebrados. “Esse trecho do loteamento virou um verdadeiro lixão. Tem sofá velho, pedaços de madeira, vasos sanitários, pias quebradas… Está quase fechando a rua de tanto lixo jogado. Já vi carroceiros parando e despejando tudo, caminhonetes e até moradores usando carrinhos de mão. Além disso, tem pessoas colocando fogo em materiais ali também”, relatou.
A via, que ainda não tem nome, fica localizada entre o loteamento Capuba Ville e Costa Bela, uma rua antes do radar no sentido Nova Almeida.
Descarte irregular é crime ambiental
O Tempo Novo procurou a Prefeitura da Serra que, por meio de nota, informou que a Secretaria de Serviços da Serra (Sese) limpa regularmente o local, que é usado de forma irregular para o descarte de resíduos. A Sese pede a colaboração da população para realizar o descarte de lixo de forma correta, nos dias em que os caminhões coletores passam, ou em contentores localizados em diversos pontos da cidade.
Leia também
Ecopontos para descartes
A Sese informa também que conta com ecopontos para descarte de resíduos mais volumosos ou entulhos de construção civil. Eles ficam localizados em Barcelona, Vila Nova de Colares (Ecoponto Quintal), Novo Porto Canoa (João de Barro), Jardim Carapina e Cidade Pomar.
Papa-treco
O município conta ainda com o Papa-Treco, um serviço gratuito de recolhimento de móveis e eletrodomésticos inservíveis. Para solicitar o recolhimento, o munícipe deve agendar via WhatsApp pelo número: (27) 98136-0194 ou pelo aplicativo Colab, que está disponível gratuitamente.
A Sese reforça que o descarte irregular de lixo é considerado crime ambiental, passível de multa. A população pode colaborar e denunciar o descarte irregular pelo aplicativo Colab (www.colab.re), disponível gratuitamente na loja de aplicativos para celular.

