Lamas consegue mais parcelamento de IPVA

Compartilhe:

A partir de 2017, o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) poderá ser parcelado em até quatro vezes. Isso porque o projeto de lei 223/2015, de autoria do deputado estadual serrano Bruno Lamas (PSB), foi aprovado na Assembleia Legislativa nesta terça (3) e depende apenas da sanção do governador Paulo Hartung (PMDB) para vigorar.

Se for aprovado pelo governo, o parcelamento do imposto, que era possível apenas em duas vezes, poderá ser divido em até quatro, sem juros. Mas a medida valerá apenas no próximo ano. O projeto original previa parcelamento em até 10 vezes, mas foi reduzido por meio de emenda apresentada pela Comissão de Finanças da Casa.

Bruno Lamas considera a aprovação importante, pois, segundo ele, cerca de 10% da frota de veículos está inadimplente com o imposto. “No Estado, pelo menos 130 mil veículos estiveram com o IPVA atrasado nos últimos quatro anos, gerando um prejuízo de R$ 30 milhões aos cofres públicos, segundo a Receita Estadual. Cerca de 1,3 milhão de pessoas serão beneficiadas com a lei.”, explica.

Para ele, a novidade ajudará a minimizar esse índice em um contexto de crise econômica. “A crise não chegou só para os governos, chegou para os pais de família. Com o aumento das parcelas, a pessoa conseguirá honrar os seus compromissos e efetuar o pagamento do IPVA de maneira menos traumática e mais planejada, diminuindo a inadimplência”, afirmou.

A matéria segue para a Comissão de Justiça para a redação final para que possa ser encaminhada para sanção ou veto do governo do Estado.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também