Lama da Samarco na fila por CPI no ES

Compartilhe:
o deputado Josias da Vitória (PDT) é o proponente da Comissão de Inquérito
o deputado Josias da Vitória (PDT) é o proponente da Comissão de Inquérito
O deputado Josias da Vitória (PDT) é o proponente da Comissão de Inquérito. Foto: Divulgação 

Por Conceição Nascimento

Foi protocolado nesta terça-feira (24), na Assembleia Legislativa (Ales), o pedido para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar causas e consequências da ruptura da barragem da mineradora Samarco, em Mariana (MG), ocorrida no dia cinco de novembro. A iniciativa é do presidente da Comissão de Representação da Ales, que apura a tragédia no Rio Doce, deputado estadual Josias da Vitória (PDT).

O deputado conversou com a reportagem na manhã desta quarta-feira (25) e explicou que conseguiu 15 assinaturas de apoio à proposta. “O mínimo são dez para protocolar o pedido de abertura de CPI. Temos cinco comissões em andamento e aguardaremos a conclusão de uma delas para pedir ao presidente – Theodorico Ferraço (Dem) – que coloque em votação no plenário a instalação da CPI”, disse.

Entretanto, é possível que o requerimento para a criação da CPI da Lama espere mais um pouco, uma vez que há dois outros na fila.

Atualmente, a Ales tem quatro CPIs em atividade e uma já foi aprovada em plenário e deve ser instituída nos próximos dias, são elas a Máfia dos Guinchos, Empenhos da Saúde, Sonegação de Tributos, Transcol e a Judicialização da Saúde.

O deputado Sérgio Majeski (PSDB) conta que assinou o documento pela criação da CPI. “Pelo histórico do país, esta é uma situação que tende a cair no esquecimento. Isso vai acabar ficando na conta do povo. Pela promiscuidade entre os poderes, e entre o público e o privado. Acho que é fundamental toda forma de investigação para colocar em pratos limpos quem deve pagar”, disse.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também