Juíza assume direção do Fórum da Serra após colega ser afastado por suspeita de corrupção

Compartilhe:
Fórum da Serra, da qual o diretor, Alexandre Farina, está proibido de se aproximar. Foto: arquivo TN

 

As audiência serão realizadas no Fórum da Serra. Foto: Divulgação

A juíza Telmelita Guimarães assumiu a Direção do Fórum da Serra, após o afastamento do colega, Alexandre Farina, acusado de participação em um esquema de venda de sentenças. A juíza também substitui Farina nas análises dos processos em tramitação na Casa.

Já o juiz Airton Soares de Oliveira substitui o colega Alexandre Gutmann, que também foi afastado sob as mesmas acusações.

A assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Espírito Santo não deu mais detalhes sobre o andamento do processo e possíveis desdobramentos.

Entenda:

Desembargadores do Tribunal de Justiça do Espírito Santo determinaram o afastamento de dois juízes que atuam no Fórum da Serra: Alexandre Farina e Carlos Alexandre Gutmann. Os magistrados estão proibidos de se aproximar a 500 metros do Fórum. Eles são suspeitos de corrupção e venda de sentenças para beneficiar um empresário.

O afastamento dos juízes veio após um pedido da Procuradoria-Geral de Justiça, que apontou a necessidade dessa medida como forma de impedir possíveis tentativas de atrapalhar o processo, que corre no âmbito criminal. Em função disso, os nomes dos demais acusados não pode ser revelado.

A suposta sentença judicial comercializada foi deferida em março de 2017 para favorecer um empresário em questões imobiliárias milionárias na Serra.

Há cerca de três semanas houve um ação de busca e apreensão em endereços dos investigados, que além dos juízes e do empresário, há também um advogado e mais outras duas pessoas, que não terão os nomes revelados.

Entretanto, a ação foi frustrada devido a um vazamento de informação. O caso foi parar nas esferas superiores da Justiça. Com isso, o afastamento do cargo de juiz foi pedido para impedir que Farina e Gutmann utilizassem da função para atrapalhar a coleta de provas. Vale ressaltar, que Farina é o diretor do Fórum, ou seja, o juiz responsável pela gestão administrativa da instituição na Serra.

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também