
Na tarde de terça (14), o Centro de Eventos Salém, em Cidade Continental, na Serra, recebeu uma visita inusitada. Trata-se de um Jacaré-de-papo-amarelo que foi encontrado após uma ronda na vegetação do local e em seguida, resgatado. O animal tinha cerca de um metro de comprimento.
+ Morador da Serra acerta aposta da Lotofácil e ganha R$ 742 mil
De acordo com o relato dos funcionários do centro de eventos, durante uma ronda de rotina realizada por volta das 17h, o jacaré foi encontrado próximo ao matagal do campo de futebol do local, que fica em Cidade Continental, entre o Setor Europa e Oceania.
Em seguida, após identificar o animal, o projeto Caiman foi acionado mas no momento estavam realizando outros resgates na cidade. Sendo assim, o projeto entrou em contato com a Prefeitura da Serra que encaminhou o resgate.
Após uma avaliação para verificar o estado físico e de saúde do jacaré, o animal foi solto nas proximidades da Apa (área de preservação ambiental) da lagoa Jacuném, habitat natural do réptil, por estar saudável.
Veja vídeo
Pedido de resgate de jacaré na Serra
O coordenador do projeto Caiman, Yhuri Cardoso Nóbrega, informou que a orientação em casos como este é que os moradores não se aproximem do animal em hipótese alguma. Ainda segundo ele, a população pode acionar o Instituto Caiman para resgate e cuidado de jacarés. O telefone é (27) 99818-3188. O Ibraff pode ser acionado pelo telefone: 27 99994-9438. Também pode ligar para a Polícia Ambiental: (27) 3636-1650.
Ainda segundo Yhuri, o jacaré é de extrema importância para o equilíbrio da Mata Atlântica. “O jacaré é considerado símbolo da biodiversidade do Espírito Santo. Essa espécie é fundamental para o equilíbrio da Mata Atlântica e para a saúde desses ambientes. Uma das principais ameaças para eles é a degradação da Mata Atlântica e isso acaba acarretando situações como essa vista”.