Serra, 21 de agosto de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Cultura

Serra, 29 de junho de 2018 às 9:57

Jacaraípe celebra São Pedro com arraiá, congo e shows


 

A festa de São Pedro é uma tradição que mobiliza a comunidade de Jacaraípe. Foto: Arquivo TN/Edson Reis/Jun 2015

Ana Paula Bonelli

Começa nesta sexta-feira (29) a tradicional festa de São Pedro, em Jacaraípe. O padroeiro dos pescadores será comemorado com missas, shows, congo e ainda puxada e fincada do mastro do santo.

A agenda tem início na sexta (29) às 19h30 com missa na Praça Encontro das Águas. A celebração ficará por conta do padre Kleber que irá abençoar barcos e pescadores. Logo após, acontece a procissão até o pátio da igreja de São Pedro, em Castelândia. No local, será feita abertura do Arraiá de São Pedro, às 21h, tem dança da quadrilha e às 21h30, show com Yan e Nicole.

Já no sábado, às 18 horas, tem missa na igreja de São Pedro com o padre Robson Prati. Às 19h15, começa a festa popular com festa junina e quadrilhas. Às 20h, tem muito forró com os meninos do Forró Raiz.

No domingo (1 de julho), a Festa do Martírio de São Pedro e São Paulo começa logo cedo, às 7h30m com procissão pelas ruas saindo da praça Encontro das Águas e seguindo até a igreja, em Castelândia. Às 8h, tem missa, com previsão de celebração do Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Luiz Scandian.

Mais tarde, às 18 h, acontece o ponto alto dos festejos quando fieis saem em procissão pelas principais ruas do balneário rumo à Igreja de São Pedro, onde novamente acontece uma missa. O ponto de encontro é o posto Esso. Os fiéis sobem com o navio e o mastro ao som de bandas de congo e da banda de música Estrela dos Artistas. Nesta noite também acontece a fincada do mastro em frente à igreja, às 20h. Participam da procissão bandas de congo  Nossa Senhora da Conceição de Jacaraipe, São Benedito e São Sebastião de Nova Almeida, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, de Pitanga, São Benedito, de Santiago, Cultura Congo, de Bicanga e  Jovens, de Manguinhos.

Logo após, tem festa junina com apresentação de quadrilhas e às 21h, sobe ao palco o Trio Miopia, trazendo o seu forró. Integrante do circuito folclórico, religioso e cultural do município, a Festa de São Pedro tem o apoio da Prefeitura da Serra.




O que você acha ?

Os novos investimentos ambientais anunciados por Vale e Arcelor vão reduzir o pó preto?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por