Você já ouviu dizer que o intestino é o nosso segundo cérebro?

Compartilhe:

“Todas as doenças começam no intestino”, disse Hipócrates, há mais de dois mil anos, já reconhecendo a importância da saúde intestinal. E nós, nutricionistas, insistimos em dizer que VOCÊ É O QUE VOCÊ COME! Isso nunca fez tanto sentido como atualmente.

Você já ouviu falar ou sabe a razão do intestino ter recebido o “apelido” de “segundo cérebro”?

As funções do nosso intestino estão muito além de digestão e absorção de nutrientes, regulação de metabolismo e síntese de vitaminas. Por anos, os cientistas vêm estudando o sistema neuronal do intestino – Sistema Nervoso Entérico (sistema nervoso autônomo) para compreender sobre essa incrível conexão entre ele e o cérebro. Uma das principais descobertas envolve a microbiota intestinal – uma perfeita harmonia entre milhões de bactérias.

1. Você sabia que pelo menos 90% da serotonina (neurotransmissor que regula diversas funções no organismo, incluindo humor, apetite e até funções intelectuais) é produzida pelo intestino? Daí, entendemos a relação entre intestino e ansiedade, depressão e compulsão alimentar;

2. Outro neurotransmissor produzido pelo intestino é a melatonina (sono);

3. Imunidade: cerca de 70% de nossas células do sistema imunológico estão no intestino. Portanto, se você tem problemas intestinais está mais susceptível a doenças (gripes, resfriados e outras).

E aí, como vai sua saúde intestinal?

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também