
A restauração da igreja e residência de Reis Magos, que fica em Nova Almeida, deve ser entregue no início de dezembro, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
As intervenções no monumento histórico e religioso iniciaram em dezembro de 2018. Em setembro do mesmo ano, o Iphan havia dito que a obra estaria pronta em outubro de 2019, o que não aconteceu. Por meio de nota, no último dia 30 de outubro, o Instituto disse ao TEMPO NOVO que a data da entrega oficial ainda não foi fechada, pois está aguardando a definição da agenda das autoridades.
Com sua construção iniciada no século XVI pelos jesuítas e tombada como patrimônio histórico nacional em 1943, a Igreja e Residência de Reis Magos passou por serviços de alvenaria, esquadria, elétrica, piso e intervenções em elementos artísticos.
O Iphan também destacou que foram realizadas ações no telhado, no piso da igreja e do pátio, no forro e na parte hidráulica. O investimento é de R$ 720 mil. Em função das intervenções, o templo está fechado para visitação e será reaberto assim que forem concluídas.
Marco da colonização do Brasil, a igreja de Reis Magos é um dos principais pontos arquitetônicos, paisagísticos e históricos do litoral. Sua localização no alto de uma colina é mirante da foz do rio Reis Magos e entorno, entre os municípios de Serra e Fundão.
Na igreja está abrigado o quadro pintado a óleo sobre painel de madeira mais antigo do Brasil. Trata-se do quadro Adoração dos Reis Magos, pintado por volta de 1605 e que pode ser um dos únicos exemplares remanescentes do trabalho do pintor jesuíta Belchior Paulo.