Invasores tomam terrenos e se declaram donos de lotes no Contorno de Jacaraípe

Compartilhe:
Contorno de Jacaraípe Serra Invasores Invasão
Crédito: Tempo Novo

Mesmo sem estar finalizado, o Contorno de Jacaraípe já se tornou foco de ocupações irregulares e especulação imobiliária. Em uma extensão de mais de quatro quilômetros, que vai do bairro São Francisco até as proximidades de Nova Almeida, praticamente toda a faixa de terra ao longo das duas margens da via está sendo alvo de demarcações clandestinas.

As áreas invadidas pertencem a Suzano. Na tarde desta terça-feira (15), a equipe do Portal Tempo Novo percorreu o local e flagrou a presença de dezenas de pessoas com ferramentas como foices, facões, enxadas e fitas plásticas, em plena atividade de demarcação de terrenos.

Placas com nomes e telefones dos supostos proprietários foram fixadas nos terrenos. Crédito: Tempo Novo

Em vários pontos, é possível ver galhos de árvores sendo utilizados como estacas, marcando os supostos limites dos lotes. Fitas pretas e amarelas, geralmente usadas para isolamento, também servem para cercar as áreas ocupadas.

Em alguns casos, os invasores chegaram a escrever seus nomes e números de telefone em placas improvisadas, como se já se considerassem proprietários legítimos dos terrenos. A prática da capina é visível, principalmente nas frentes dos lotes, onde o mato foi aparado para dar aparência de ocupação.

Apesar da movimentação intensa, a reportagem não identificou, até o momento, sinais de derrubada de eucaliptos ou invasões em áreas de preservação ambiental.

Moradores da região relataram que a movimentação começou no último final de semana e vem crescendo rapidamente.

Prefeitura da Serra realiza ação contra invasores no Contorno de Jacaraípe

Serra Contorno de Jacaraípe Invasão Invasores
Crédito: Tempo Novo

A Prefeitura da Serra informou que realiza, desde a manhã desta terça-feira (15), ação para desmobilizar os atos de invasão a terrenos e ocupações irregulares na região das obras para o Contorno de Jacaraípe.

A ação ocorre por meio do Departamento de Fiscalização de Obras, Posturas e Meio Ambiente, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Serra e terá continuidade nesta quarta-feira (16).

Invasão de terreno e quatro moradores presos na Serra

Uma tentativa de invasão a um terreno no bairro Cidade Pomar, na Serra, terminou em confusão, uso de balas de borracha e quatro pessoas presas na tarde de domingo (13).

Segundo a Polícia Militar, cerca de 50 pessoas ocupavam ilegalmente o local quando o dono do terreno acionou a corporação. No imóvel, os policiais encontraram a cerca danificada, mourões de eucalipto queimados e arames farpados cortados.

Diante do tumulto, foi necessário o uso de munições não letais para dispersar o grupo. A PM também relatou hostilidades por parte dos invasores, que teriam xingado e provocado os agentes.

Quatro homens foram detidos e levados para a Delegacia Regional da Serra. Um deles portava um cigarro de maconha. O proprietário apresentou documentação registrada em cartório e informou que há um processo judicial em andamento relacionado à posse da área.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também