Inscrições abertas para oficinas gratuitas de arte ecossustentável na Serra

Compartilhe:
arte ecossustentável
O projeto “Espaço Ecoternura: manutenção, oficinas e intercâmbio”, é idealizado pela artista Dida Áurea Thomé e será regado a arte ecossustentável. Crédito: Divulgação

No próximo sábado (26 de outubro), o Ponto de Cultura Espaço Ecoternura, que fica no bairro São Francisco, na Vila das Artes, em Jacaraípe, na Serra, dará início ao projeto “Espaço Ecoternura: manutenção, oficinas e intercâmbio”, idealizado pela artista Dida Áurea Thomé, de arte ecossustentável.

Dida vem desenvolvendo e aplicando oficinas desde a década de 1990, e nesta nova etapa os participantes terão a oportunidade de conhecer técnicas de arte ecossustentável, visitar o ateliê e a galeria da artista — abertos à visitação — e conhecer o acervo de obras e objetos artísticos produzidos com materiais naturais e recicláveis.

Ao todo, serão 12 oficinas gratuitas de ecoarte, realizadas ao longo de 12 meses. Cada oficina abordará um tema diferente, com materiais variados e linguagens únicas, além da participação de artistas convidados, promovendo o intercâmbio cultural e artístico.

De acordo com apuração do TN, as datas das oficinas serão divulgadas previamente nas redes sociais do Ponto de Cultura Espaço Ecoternura, que fica na Vila das Artes, e as atividades poderão acontecer tanto no próprio espaço quanto em outros pontos de cultura, projetos culturais ou sociais da Serra.

Oficinas abertas ao público

Os encontros são voltados a adolescentes, jovens, adultos e idosos, e podem ser agendados por grupos, instituições ou coletivos interessados. Para participar, basta entrar em contato com Maria Marta Thomé pelo telefone (27) 99995-6731, e agendar o melhor dia — durante a semana ou aos fins de semana.

A primeira oficina, intitulada “A Natureza da Cor”, acontece neste domingo (27), no Espaço Ecoternura, com a artista Kate Parker. Ela é dramaturga e arteterapeuta orgânica, com ênfase em sustentabilidade ambiental e social, e coordena o projeto “Ensaios pela Paz”. A atividade é aberta a todos os públicos a partir de 18 anos.

Durante as vivências, os participantes poderão experimentar momentos de conexão com elementos naturais, utilizando sementes, pedras, galhos, conchas e fragmentos da natureza para criar expressões artísticas originais.

“O objetivo é proporcionar experiências em um ambiente tranquilo, cercado por plantas e flores, onde os participantes possam renovar o ânimo e o vigor por meio da arte e da sensibilidade”, destaca Dida Áurea Thomé.

Projeto cultural com apoio da Prefeitura da Serra

O Projeto Espaço Ecoternura: manutenção, oficinas e intercâmbio é apoiado pelo Edital nº 016/2024 – Seleção Espaço, Ambientes e Iniciativas Artístico-Culturais, da Prefeitura da Serra/Setur, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também