Inscrições abertas para oficinas gratuitas de arte ecossustentável na Serra

Compartilhe:
arte ecossustentável
O projeto “Espaço Ecoternura: manutenção, oficinas e intercâmbio”, é idealizado pela artista Dida Áurea Thomé e será regado a arte ecossustentável. Crédito: Divulgação

No próximo sábado (26 de outubro), o Ponto de Cultura Espaço Ecoternura, que fica no bairro São Francisco, na Vila das Artes, em Jacaraípe, na Serra, dará início ao projeto “Espaço Ecoternura: manutenção, oficinas e intercâmbio”, idealizado pela artista Dida Áurea Thomé, de arte ecossustentável.

Dida vem desenvolvendo e aplicando oficinas desde a década de 1990, e nesta nova etapa os participantes terão a oportunidade de conhecer técnicas de arte ecossustentável, visitar o ateliê e a galeria da artista — abertos à visitação — e conhecer o acervo de obras e objetos artísticos produzidos com materiais naturais e recicláveis.

Ao todo, serão 12 oficinas gratuitas de ecoarte, realizadas ao longo de 12 meses. Cada oficina abordará um tema diferente, com materiais variados e linguagens únicas, além da participação de artistas convidados, promovendo o intercâmbio cultural e artístico.

De acordo com apuração do TN, as datas das oficinas serão divulgadas previamente nas redes sociais do Ponto de Cultura Espaço Ecoternura, que fica na Vila das Artes, e as atividades poderão acontecer tanto no próprio espaço quanto em outros pontos de cultura, projetos culturais ou sociais da Serra.

Receba os melhores eventos da semana no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Oficinas abertas ao público

Os encontros são voltados a adolescentes, jovens, adultos e idosos, e podem ser agendados por grupos, instituições ou coletivos interessados. Para participar, basta entrar em contato com Maria Marta Thomé pelo telefone (27) 99995-6731, e agendar o melhor dia — durante a semana ou aos fins de semana.

A primeira oficina, intitulada “A Natureza da Cor”, acontece neste domingo (27), no Espaço Ecoternura, com a artista Kate Parker. Ela é dramaturga e arteterapeuta orgânica, com ênfase em sustentabilidade ambiental e social, e coordena o projeto “Ensaios pela Paz”. A atividade é aberta a todos os públicos a partir de 18 anos.

Durante as vivências, os participantes poderão experimentar momentos de conexão com elementos naturais, utilizando sementes, pedras, galhos, conchas e fragmentos da natureza para criar expressões artísticas originais.

“O objetivo é proporcionar experiências em um ambiente tranquilo, cercado por plantas e flores, onde os participantes possam renovar o ânimo e o vigor por meio da arte e da sensibilidade”, destaca Dida Áurea Thomé.

Projeto cultural com apoio da Prefeitura da Serra

O Projeto Espaço Ecoternura: manutenção, oficinas e intercâmbio é apoiado pelo Edital nº 016/2024 – Seleção Espaço, Ambientes e Iniciativas Artístico-Culturais, da Prefeitura da Serra/Setur, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também