
Até o dia quatro de maio, quem quiser votar das eleições de outubro, quando serão eleitos prefeitos e vereadores, precisa regularizar a situação eleitoral. Para isso, é preciso procurar o cartório eleitoral mais próximo de casa para fazer o pedido de inscrição eleitoral, transferência de título de eleitor, revisão de informações ou emissão de segunda via do título.
De janeiro até a sexta-feira (18), 7.946.589 milhões de eleitores solicitaram os serviços à Justiça Eleitoral. Deste total, 1.003.082 solicitaram transferência de título; 5.425.471 solicitaram revisão de dados e outros 32.540 a segunda via do documento.
Também no dia quatro de maio encerra o prazo para o eleitor atualizar dados sobre mudança de endereço dentro do mesmo município. O prazo também vale para eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar seção eleitoral especial.
Conforme artigo 14 da Constituição Federal, o voto é obrigatório para maiores de 18 anos, sendo facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e entre 16 e 18 anos. Jovens que completam 16 anos até o dia do pleito, 2 de outubro, podem solicitar o título eleitoral. A segunda semana voltada ao cadastramento do jovem eleitor segue de hoje (28) até o dia 1º de abril.
Leia também
Para solicitar o documento, é preciso comparecer ao cartório eleitoral portando documento de identificação com foto, comprovante de residência e de quitação militar, para os homens. Carteira Nacional de Habilitação e o novo modelo de Passaporte não são aceitos.
No caso de transferência, o cidadão deve levar o título de eleitor, comprovantes de votação ou de justificativa feita em eleições anteriores, documento de identificação e comprovante de residência recente.

