Inmet mantém alerta laranja de tempestade para a Serra

Compartilhe:
Aviso laranja está na cidade desde sexta-feira (2).

A Serra continua sob alerta laranja de tempestades, conforme emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) neste sábado (3). O aviso indica risco de chuva intensa, ventos fortes e queda de granizo ao longo do dia, em meio ao avanço de uma frente fria e à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) sobre o Sudeste do país.

O aviso de tempestade do Inmet tem grau de severidade classificado como perigo e é válido das 0h01 até as 23h59 deste sábado. Para a Serra, o instituto prevê volumes de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros ao longo do dia, além de ventos intensos, que podem variar entre 60 e 100 km/h, e possibilidade de queda de granizo.

Entre os riscos potenciais estão cortes no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no trânsito.

O que são as ZCAS?

Denominada Zona de Convergência do Atlântico Sul, a ZCAS é um dos principais sistemas meteorológicos responsáveis pelos grandes períodos de chuva no Brasil, especialmente durante o verão. Na prática, o fenômeno acontece quando uma faixa extensa de nuvens formadas em áreas de umidade da região amazônica se encontram com frentes frias vindas do sul do país.

Esse encontro cria um corredor de instabilidade, que se estende do norte ao sudeste do Brasil, facilitando a ocorrência de chuvas frequentes e, em alguns casos, volumosas por vários dias consecutivos. Diferente das pancadas rápidas e isoladas típicas do verão, a ZCAS costuma provocar chuva contínua, com acumulados elevados e risco de alagamentos, deslizamentos e transbordamento de rios.

Região Sudeste em alerta

Assim como a Serra, a Região Sudeste segue em atenção para o tempo instável. De acordo com informações da Climatempo, a combinação entre frente fria, calor e alta umidade mantém o céu carregado desde as primeiras horas do dia em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

A previsão aponta chuva fraca a moderada em parte dos estados, com intensificação ao longo do dia. As pancadas devem ganhar força principalmente no Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além das regiões norte e leste de São Paulo, com risco de temporais.

As temperaturas permanecem elevadas, favorecendo a instabilidade atmosférica. Também há previsão de rajadas de vento entre 40 e 50 km/h, podendo chegar a 70 km/h no extremo sul de São Paulo e no litoral norte capixaba.

Orientações à população

Diante do cenário, os órgãos de monitoramento reforçam as orientações de segurança. Em caso de rajadas de vento, a recomendação é não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas, e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Também é indicado, sempre que possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Para mais informações ou em situações de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Foto de Guilherme Marques

Guilherme Marques

Guilherme Marques é jornalista e atua como repórter do Portal Tempo Novo.

Leia também