Igreja de Reis Magos recebe 2,5 mil turistas todo mês

Compartilhe:

 

A Reis Magos foi construída em 1580 e está localizada em Nova Almeida. Foto: Bruno Lyra

Ana Paula Bonelli

A Igreja de Reis Magos, em Nova Almeida, é muito mais do que um ponto turístico na Serra. Nela está exposto num retábulo de madeira, o quadro que é primeira pintura a óleo do Brasil. A obra “Adoração dos Reis Magos” é um dos únicos exemplares remanescentes do trabalho do pintor jesuíta Belchior Paulo. Somente nos sete primeiros meses deste ano, cerca de 17 mil pessoas passaram pelo local.

Construída em 1580 e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Igreja e Residência dos Reis Magos constitui um dos principais exemplares do patrimônio arquitetônico jesuíta brasileiro. Isto porque, sua estrutura sofreu pouquíssimas interferências nos séculos que se seguiram à sua construção.

Quem for ao local, além de viajar na história, poderá curtir também o visual do mirante que fica em seu entorno e que está a 40 metros de altitude em relação ao nível ao mar.

Segundo o turismólogo Armando Santos, que trabalha na igreja, a maioria dos visitantes da Reis Magos são brasileiros e de diversos estados. Entre os mais presentes estão os mineiros. “Também temos presença de turistas estrangeiros, mas estes vêm sempre no final do ano”, destaca.

Segundo Armando, em 2016, 23 mil visitantesestiveram no local. “Neste ano a média mensal está sendo de 2.500 pessoas”. Quem quiser visitar, a igreja funciona de terça a domingo, das 9h às 19h. Informações pelo telefone: 3253-1842.

Dados da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) dão conta de que o ponto turístico mais visitado do Espírito Santo é o Convento da Penha. Cerca de 3 milhões de pessoas por ano (contando a Festa da Penha, por isso essa estimativa).

A Setur não soube dizer quantos turistas visitam a Reis Magos. Argumentou que estes dados são adquiridos com os gestores municipais. Mas ressaltou que a região de Nova Almeida será alvo da pesquisa de fluxo turístico por meio de telefonia móvel, o que permitirá estimar o volume e o perfil dos turistas e excursionistas nos meses de janeiro, abril, julho e outubro dos anos de 2016 e 2017. A previsão para a divulgação dos dados da pesquisa é até o final desse ano.

Seminário

Para aprofundar o conhecimento sobre o legado produzido pelos Jesuítas para o patrimônio nacional, o Iphan e a Companhia de Jesus estão fazendo o “Seminário Jesuítas no Brasil: Legado para o Patrimônio Histórico”.  O evento começou na última segunda (31) e segue até sexta-feira (04) no Santuário Nacional de São José de Anchieta. E inclui uma visita dos participantes a Igreja de Reis Magos. Acontecerá nesta sexta (04) a partir das 14h.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também