O Espírito Santo encerrou janeiro de 2024 registrando a menor quantidade de assassinatos para o mês desde o início da série histórica de homicídios em 1996. No entanto, houve uma exceção notável que contrastou com a tendência geral de diminuição: a cidade de Vitória. A capital do estado experimentou uma súbita escalada de violência, com um aumento de 71% nos homicídios no primeiro mês do ano. Esse aumento alarmante elevou Vitória ao status de cidade que mais mata em todo o Espírito Santo.
Por outro lado, a Serra vem demonstrando um avanço significativo na redução da violência. O município serrano tem observado uma contínua queda no número de homicídios, em contraste com o aumento preocupante observado na capital, Vitória.
Em janeiro de 2024, a Serra registrou uma redução de 15% no número de assassinatos em comparação com o mesmo mês do ano anterior. O total de mortes caiu para 10 no primeiro mês deste ano, frente às 13 ocorridas em janeiro de 2023.
Enquanto isso, Vitória se distanciou dessa tendência positiva: um aumento de 71% nos homicídios. Em janeiro de 2024, a capital registrou 12 mortes, em contraste com as 7 mortes registradas no mesmo período de 2023. Além disso, Vitória foi o único município da Grande Vitória que fechou o ano de 2023 com um aumento na taxa de homicídios, registrando um crescimento de 21% nos crimes violentos letais.
Vitória: a cidade que mais mata no Espírito Santo
Com o crescimento de assassinatos registrado em janeiro de 2024, Vitória se tornou a cidade que mais mata em todo o Espírito Santo. A situação da capital é ainda mais desfavorável quando se observa os dados na ótica da proporcionalidade.
Veja os números totais de assassinatos na Grande Vitória:
- Vitória: 12
- Serra: 10
- Vila Velha: 9
- Cariacica: 4
- Guarapari: 3
- Viana: 2
A avaliação proporcional, por 100.000 habitantes, feita pelo Jornal Tempo Novo, mostra os seguintes dados: Vitória teve 3,72 homicídios por 100 mil habitantes em janeiro deste ano. Na Serra, a taxa é de 1,92 por 100 mil habitantes.
Histórico de liderança de violência na Serra
Vale ressaltar que, historicamente, a Serra sempre foi vista como a cidade capixaba mais violenta. Essa chaga é comprovada pelo recorte histórico dos números oficiais da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), especialmente no início do século XXI, quando a Serra tinha uma taxa de homicídio de 1 habitante por dia.
Queda histórica de homicídios no Espírito Santo
O Espírito Santo fechou janeiro de 2024 com o menor número de assassinatos para o período, desde 1996, quando foi iniciada a série histórica de homicídios. Ao todo, foram registradas 77 mortes violentas nos primeiros 31 dias do ano. A menor quantidade de casos para o mês havia sido em 2016, com 94 mortes.
Em relação a 2023, ano com o menor número de homicídios da série histórica, o Estado começa 2024 com redução de 19,8%, com 19 mortes a menos. As regiões Metropolitana, Noroeste e Sul apresentaram queda no número de assassinatos, enquanto Norte e Serrana registraram um aumento. Ao todo, 50 municípios do Espírito Santo não registraram nenhum crime do tipo.