
O Espírito Santo voltou a registrar uma gravíssima explosão de violência. Entre janeiro e abril deste ano, o Estado teve 6% de aumento nos números de homicídios. E com esse crescimento exponencial por todo o Estado, Vitória tem tido meses sangrentos, ao contrário da Serra. Na prática, o município serrano vem registrando diminuição de mortes, enquanto a capital capixaba demonstra preocupante aumento de casos violentos.
Nos quatro primeiros meses de 2023, a Serra ficou em terceiro lugar no ranking de assassinatos no Espírito Santo, com 37 óbitos. Vitória ficou ‘na cola’, com 29 casos. Vila Velha lidera, com 53 mortes; Cariacica fica em segundo lugar, com 38 homicídios – 1 a mais que o município serrano.
Os dados foram apurados pelo Jornal Tempo Novo através da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).
Na porcentagem, a Serra se destaca em comparação a Vitória e registra uma diminuição de 11% em comparação com os quatro primeiros meses do ano passado, quando havia registrado 42 assassinatos. A capital do Estado sofreu um grave aumento na violência, registrando 26% de crescimento no número de homicídios. Em 2022, a cidade teve 23 óbitos (agora 29, como dito acima).
Leia também
Historicamente, a Serra sempre foi vista como a cidade capixaba mais violenta. Essa chaga é comprovada pelo recorte histórico dos números oficiais da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), especialmente no início do século XXI, quando a Serra tinha uma taxa de homicídio de 1 habitante por dia.
>>> Clique aqui e entre no grupo do Tempo Novo para receber notícias da Serra no seu WhatsApp
Entretanto, as coisas parecem estar mudando, isso porque o município vem demonstrando diminuição nesses dados, inclusive, ficando na vice-liderança por diversos meses consecutivos nos últimos anos.
Situação contrária ocorre em Vitória, que em todos os meses deste ano, registrou mais assassinatos do que os meses de 2022. Apenas em abril que a capital manteve o mesmo registro de homicídios do ano passado, 9. Em direção oposta, a Serra segue caindo no número de homicídios.
Vale ressaltar que a Serra tem 536 mil habitantes, enquanto Vitória possui 369 mil moradores. Portanto, em números proporcionais, os dados de homicídios de Vitória são ainda mais preocupantes do que quando olhado em números totais.
Situação do ES
Já em todo o Espírito Santo, houve aumento de 6% no número de mortes. Esse ano, até o mês de abril, foram 364 homicídios em cidades capixabas. No mesmo período de 2022, foram 341. Em janeiro, fevereiro e março deste ano, o Estado registrou mais óbitos do que os mesmos meses do ano passado.
Em abril, porém, teve redução. Em 2023, foram 86, contra 90 em 2022.

