Homicídios crescem quase 40% na Serra

Compartilhe:
O menor Rhoger M. Ferreira foi executado no último dia 26, em Nova Almeida. Foto: Divulgação
O menor Rhoger M. Ferreira foi executado no último dia 26, em Nova Almeida. Foto: Divulgação
O menor Rhoger M. Ferreira foi executado no último dia 26, em Nova Almeida. Foto: Divulgação
O menor Rhoger M. Ferreira foi executado no último dia 26, em Nova Almeida. Foto: Divulgação

por Thiago Albuquerque

Os meses de janeiro e fevereiro de 2015 juntos somam 59 dias. Por muito pouco os assassinatos na Serra nesses dois primeiros meses do ano não superaram a marca de um por dia: foram 57 homicídios.

Outro número que assusta é o aumento de assassinatos em fevereiro. E coincidiu com o anúncio no corte de combustível para viaturas da PM no mês. Enquanto em janeiro 24 pessoas foram mortas, 33 tiveram a vida retirada de forma violenta em fevereiro, um crescimento de 37,5%. Os números de janeiro foram confirmados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp).

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Já os de fevereiro não são oficiais, eles foram compilados de forma independente pela reportagem. A Sesp só deve divulgá-los no final da 1ª quinzena de março.

As 33 mortes levantadas em fevereiro aconteceram em 26 bairros diferentes.   A média de idade dos assassinados é de 21,9 anos. Um terço deles tinha menos de 20 anos. Outro terço era de jovens entre 20 e 30 anos. E 24,24% dos mortos tinha mais de 30 anos.

O restante, 15,15%, não tiveram a idade identificada.  Mais uma vez a diferença entre homens e mulheres foi grande. Dos mortos, 27 são do sexo masculino contra seis do sexo feminino. O dia mais violento de fevereiro foi o sábado com 9 assassinatos – 27,27% do apurado no mês.

Combustível

O crescimento do número de homicídios em fevereiro na Serra coincide com o anúncio da redução de combustível para as viaturas da Polícia Militar anunciado pelo Governo Estadual. Em algumas cidades capixabas a redução foi de 20%.

No 6º Batalhão, responsável pelo policiamento da Serra, a redução anunciada foi de 55%. O ofício do Comando da PM ao 6 Batalhão determinando a redução foi enviado no último dia 06 de fevereiro.

Apesar da ampla divulgação do assunto na imprensa, inclusive do decreto do Governo e do ofício encaminhado ao 6º Batalhão, a assessoria de imprensa de Sesp negou que tenha ocorrido corte de combustível em viaturas da PM no ES.

Veja na tabela abaixo detalhada das vítimas de homicídios da Serra:

Fevereio 2015

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também