20.3 C
Serra
sábado, 06 de junho de 2020

Homenagens a São Benedito começam neste domingo (9)

Leia também

Mudanças no primeiro escalão da Prefeitura da Serra

Dois secretários municipais, Luciana Malini e Jolhiomar Massariol, foram remanejados entre secretarias da Mulher e da Coordenadoria de Governo...

Serra liberada para investir dinheiro da taxa de luz no combate à covid-19

O município também irá investir em obras e pagamento de precatórios. Valor é referente a 30% da Cosip

Está na Câmara projeto que cria auxílio emergencial de R$ 400 para moradores da Serra

O município da Serra poderá ter seu próprio auxílio emergencial destinado aos moradores financeiramente mais afetados pela crise decorrente...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

O cantor sertanejo Mano Valter será a atração do dia 26 de dezembro na Serra-Sede. Foto: Divulgação

Na sequência do aniversário da cidade, comemorado no dia 8 de dezembro, vem a festa para São Benedito, que acontece há 173 anos no município e é composta de três atos: cortada, puxada e fincada do mastro. No domingo (9) acontece a cortada do mastro ao som das bandas de congo.

Neste dia haverá o tradicional cortejo saindo de São Domingos, passando pelas principais ruas da Sede até o prédio da Igreja Matriz. Por volta das 17h, os festeiros pedem permissão para os padroeiros São Benedito e Nossa Senhora da Conceição para darem início aos festejos.

Acompanham os devotos festeiros três juntas de bois enfeitadas com flores silvestres, que arrastam pelas ruas um enorme tronco representando o mastro de Santo Bino, como também é conhecido São Benedito. O evento conta com a participação de cavaleiros e amazonas.

Segundo a Associação das Bandas de congo da Serra, estarão participando do cortejo as bandas de congo Folclórico São Benedito, São Benedito de Santiago da Serra, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário de Pitanga, Konschaça e Santo Expedito. A banda de música Estrela dos Artistas também é presença certa

Os festejos para o santo continuam no dia 15 com o desfile das bandas de congo mirim da Serra. No dia 24, tem Alvorada de Natal e muito congo. No dia 25, Missa de Natalm procissão e show com Jean e Juliano.

Já no dia 26, que é o dia de São Benedito e Dia do Serrano é feriado municipal. Haverá show nacional com Mano Walter, dono de sucesso, ‘Cavalo 4×4’, às 23h..

No dia 27, tem show com Fábio Carvalho e desfila de bandas congo.

A origem da Festa de São Benedito, contada por antigas narrativas populares, se dá a partir de um naufrágio de um navio negreiro na costa capixaba. Reza a lenda que os náufragos pediram proteção a São Benedito e se agarraram ao mastro da embarcação, que acabou trazendo-os à terra firme. Em gratidão, os sobreviventes fizeram a promessa de todo ano homenagear o santo pela graça obtida.  

Comentários

Mais notícias

Serra liberada para investir dinheiro da taxa de luz no combate à covid-19

O município também irá investir em obras e pagamento de precatórios. Valor é referente a 30% da Cosip

Está na Câmara projeto que cria auxílio emergencial de R$ 400 para moradores da Serra

O município da Serra poderá ter seu próprio auxílio emergencial destinado aos moradores financeiramente mais afetados pela crise decorrente do coronavírus. Isso porque já...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
close-link
close-link
CLIQUE AQUI e receba as principais noticias sobre o coronavírus na Serra e no ES pelo seu WhatsApp
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!