
Por Conceição Nascimento
Até agosto de 2016, a Serra terá nas ruas 170 agentes da Guarda Civil Municipal, um reforço à segurança do município, que figura há anos como a cidade que mais mata no ES.
De acordo com o secretário de Defesa Social da Serra, coronel Nylton Rodrigues, os primeiros 500 colocados nas provas escritas farão teste físico, depois psicológico, de saúde, toxicológico e investigação social. Os primeiros 170 colocados participam de curso de formação e se tornam aptos para atuar nas ruas da Serra. Os profissionais vão trabalhar armados.
“A Guarda Civil Municipal vai atuar nos principais polos comerciais da Serra para o enfrentamento do crime contra o patrimônio; durante o verão nas praias e nos 12 bairros que são focos do plano de enfrentamento à violência. Também na patrulha escolar, com foco na rede municipal, na patrulha Maria da Penha, com foco na violência contra a mulher, por meio de visitas tranquilizadoras. A Guarda Civil Municipal entrará também no apoio aos serviços fiscalizatórios da prefeitura”, disse o coronel.
Segundo o secretário, o orçamento municipal 2016 prevê os custos com a contratação dos 170 agentes. Uniformes, armamento e munição, equipamentos, viaturas, motos, bicicletas, rádios-comunicadores estão entre os investimentos para a Guarda.
“A prefeitura já solicitou ao Exército a permissão para aquisição do armamento e munição. É um investimento alto. A Serra demonstra com isso que também assume a sua responsabilidade no enfrentamento à violência. É uma cidade que carece da criação da guarda”, finalizou.
As inscrições para o processo seletivo estão abertas até 10 de janeiro, no portal da Funcab
Podem participar jovens de ambos os sexos, entre 18 e 29 anos, brasileiros, com escolaridade de nível médio completa, quitação com as obrigações militares e eleitorais e carteira de habilitação A ou B.

