Grupo tem Amaro como coringa eleitoral e, na Serra, Vandinho e Xambinho são as opções

Compartilhe:
Grupo afunila costuras eleitorais visando lançar candidatura forte na Serra. (Fotos: Divulgação)

Yuri Scardini e Conceição Nascimento

Grupo afunila costuras eleitorais visando lançar candidatura forte na Serra. (Fotos: Divulgação)

Está em gestação, para a semana que vem, um encontro na Serra entre lideranças locais e um grupo de deputados. O objetivo é afunilar conversas visando o contexto eleitoral para prefeito em 2020. Esse encontro deve contar com o grupão de 10 parlamentares liderados pelo presidente da Assembleia, Erick Musso (PRB), e que vem fazendo movimentos no polo oposto ao governador Renato Casagrande (PSB).

TEMPO NOVO obteve informações de primeira mão e procurou “sondar” com outros atores próximos, que acenaram positivamente para a articulação do futuro encontro. Até o fechamento desta edição, aparentemente não havia sido fechado um dia específico, pois estariam dependentes da confluência da agenda dos deputados.

Além deles, faz parte também o deputado federal Amaro Neto (PRB), que ao lado dos deputados Vandinho Leite (PSDB) e Alexandre Xambinho (Rede) são os cotados para encabeçar uma futura chapa de prefeito apoiado pelo grupo e que deve lançar outras candidaturas em várias outras cidades do Espírito Santo.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Vale ressaltar que, na Serra, a ideia do grupo seria ensaiar uma terceira alternativa aos caciques locais: o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT), que pode ser candidato em 2020; e o prefeito Audifax Barcelos (Rede), que deve lançar um aliado para sucedê-lo. Lembrando que Audifax e parte deste grupo tem se reunido com frequência; mas, de acordo com apuração do TEMPO NOVO, o prefeito, a princípio, não estaria encabeçando diretamente esse encontro no município.

O contexto eleitoral da Serra ainda está embolado e só deve desanuviar quando as forças políticas decidirem como será o cenário em Vitória. Objetivamente, a peça-chave é Amaro Neto. Cotado para ser candidato em Vitória, Serra ou Vila Velha, a sua decisão deve desobstruir o contexto político local e lançar mais luz aos nomes que efetivamente deverão concorrer ao pleito no ano que vem. Se Amaro declinar, quem ganha força é Vandinho ou Xambinho.

No campo partidário, condição fundamental para lançar candidatura robusta, esse grupo se movimenta fortemente. Está em curso uma estruturação do PRB na Serra, partido de Musso e Amaro. Entre os cotados para presidir a sigla está Pedro Henrique, chefe de gabinete de Xambinho.

O MDB também estaria alinhado ao grupo. Neste sábado (25), o partido deve eleger Jean Cassiano para a presidência, com anuência do vereador Luiz Carlos Moreira. Jean é próximo ao habilidoso articulador político Flávio Serri, que também circula no grupo. O PR de Miguel Maia também teria fechado aliança com o time. Outra movimentação é de Vandinho, que deve trazer mais siglas. Uma delas seria o PROS, que, segundo informações, já teria uma conversa avançada.

A reportagem procurou todos os citados na matéria, mas ninguém quis comentar o assunto; porém, não negaram a existência da articulação visando o encontro na Serra.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também