27 C
Serra
quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Grupo se une e quer restaurar banco da praça do deck da igreja de Reis Magos

Leia também

Emprego: empresas abrem 156 vagas com preferência para moradores da Serra nesta quinta

É morador da Serra e está procurando uma oportunidade de trabalho? Então fique atento para as chances que foram...

Bairro da região rural da Serra é o único do município com um caso de Covid-19

A Serra tem 19.386 casos confirmados da Covid-19 até a tarde desta quarta (28) e 538 óbitos em decorrência...

Jornal Tempo Novo vai divulgar pesquisa ENQUET para prefeito da Serra

Na manhã dessa quinta-feira (29), o jornal TEMPO NOVO, em parceira com a Enquet, publicará pesquisa de intenção de...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Situação atual do banco que artistas querem restaurar. Foto: Divulgação

O grupo Guardiões do Monumento Reis Magos se uniu para restaurar o banco da praça do deck da igreja de Reis Magos, em Nova Almeida. Serão utilizados materiais reciclados de construções como sucatas de azulejos e a arte do mosaico que será feito no assento terá seu trabalho todo doado por artistas locais. O projeto será iniciado assim que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan autorizar o início das atividades.

O projeto foi aprovado pelo Conselho Municipal de Cultura da Serra e consiste em executar a restauração do banco da praça do deck da igreja Reis Magos, respeitando os padrões históricos e artísticos culturais. Segundo Fernanda Vieira, do grupo Guardiões e também presidente do Conselho Municipal de Cultura  a técnica utilizada para esta obra será o mosaico de azulejo português.

A idealizadora do projeto é a artista plástica e historiadora Madalena Krug, que mora em Nova Almeida, ao lado da Igreja de Reis Magos.

Sob o banco será aplicado um tapete com a mesma técnica pontuando dados históricos. Será instalado um grande cinzeiro próximo ao banco, para utilização dos visitantes fumantes. “Também vamos colocar uma frase do artista local Teodorico Boa Morte que fala Sente-se, medite, faça uma viagem, e reflita o valor da arte…”.

Artistas se unem para restaurar o banco. Foto: Divulgação

Fernanda disse ainda que o objetivo do projeto é preservar o local e dar visibilidade ao espaço, atraindo o olhar dos turistas e contemplar a beleza que existe para a área.

“Estamos fazendo também um recipiente para depósito de “guimbas de cigarro” que são a causa da maior parte dos incêndios nesta encosta. Este banco, que já foi utilizado para momentos de lazer e muitas selfies de turistas, hoje se encontra deteriorado e abandonado.

Não existe um olhar que acolha o visitante para esta área. O banco é muito importante para esta área uma vez que é o único acento disponível para visitantes da igreja com a vista exuberante e inesquecível”.

Segundo Fernanda o processo de restauro já começou mas o grupo ainda precisa de material para compor toda a restauração do banco.

Cinzeiro que será instalado para depósito de guimbas de cigarro. Foto: Divulgação

Fernanda pontuou ainda que o grupo necessita de pedaços de azulejo azul em qualquer tom. “Conseguimos azulejos e cerâmicas em obras finalizadas e rejeitos de fábricas, mas ainda precisamos de tons azuis. O restante do material que será utilizado foi patrocinado pelos comerciantes locais e moradores que cuidam desse patrimônio no seu cotidiano. A mão de obra será cedida pelos artistas mosaicistas”, conta Fernanda.

O TEMPO NOVO procurou a Prefeitura da Serra para saber se é possível que o grupo faça a restauração do banco que informou que já foi dado o andamento na solicitação junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e que está aguardando a resposta quanto ao projeto que o grupo Guardiões do Reis Magos enviou para a Secretaria de Turismo.

O objetivo é executar o trabalho em aproximadamente 40 dias, a contar da data de entrega da autorização do Iphan. A reportagem também procurou o Iphan e assim que a demanda for respondida será publicada neste espaço.

Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Mais notícias

Bairro da região rural da Serra é o único do município com um caso de Covid-19

A Serra tem 19.386 casos confirmados da Covid-19 até a tarde desta quarta (28) e 538 óbitos em decorrência de complicações da enfermidade. E...

Jornal Tempo Novo vai divulgar pesquisa ENQUET para prefeito da Serra

Na manhã dessa quinta-feira (29), o jornal TEMPO NOVO, em parceira com a Enquet, publicará pesquisa de intenção de voto para a prefeitura da...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!