
Sendo a maior cidade do Espírito Santo e abrigando grandes áreas comerciais e industriais, a Serra tem atraído investimentos. Vide a inauguração de um novo empreendimento de logística – o SierraLog – numa das regiões mais valorizadas do município. O local, que tem uma área de quase três campos de futebol, está atraindo empresas e multinacionais de fora do Estado, além de atender a demanda capixaba.
O novo galpão de operações de logísticas já está inaugurado e vai gerar aproximadamente 140 postos de trabalho diretos e mais de 300 vagas indiretas na cidade, assim que estiver com a operação completa. A construção é oriunda de uma parceria entre um grupo de investidores, que compreende, no total, 22.120,15 m² de terreno, sendo 8.815 m² somente de galpão.
O diretor de Marketing e representante do grupo de investidores, Felipe Araújo, afirmou que a Serra foi escolhida pelo grupo empresarial para sediar as futuras instalações por diversos fatores, mas os principais são a sua localização e por abrigar um completo polo logístico e comercial.
Araújo afirmou que o Sierra Log conta com tudo o que existe de mais moderno e completo num galpão logístico. Inclusive, o principal diferencial do empreendimento é a ampla presença de equipamentos tecnológicos que pretendem facilitar ainda mais o dia a dia das operações.
“É um galpão de operações logísticas, com o foco de trazer várias empresas de segmentos diversificados. Nós vamos atender aqueles clientes que estão insatisfeitos com os seus locais atuais; mas, principalmente, queremos trazer os que são de fora do Estado; e-commerce, indústria de calçados, atacados; porque o Espírito Santo possui muitos benefícios fiscais’, detalhou o diretor.
Tecnologia do novo galpão é diferencial na Serra
Já o gerente de Operações do SierraLog, Ezer Siqueira, destacou, em conversa com o Jornal Tempo Novo, a integração de todas as funcionalidades do galpão em um único sistema WMS (Warehouse Management System que significa Sistema de Gerenciamento de Armazéns), o Corpem Sistemas.
“Nós podemos afirmar que o SierraLog é pioneiro na tecnologia em todo o Espírito Santo. Somos um dos únicos fornecedores deste serviço, que tem toda a integração funcional das operações. Isso ajuda o cliente a otimizar ainda mais o trabalho, podendo agilizar cada vez mais as entregas aos clientes”, destacou.
Ainda de acordo com Ezer Siqueira, a principal ideia do galpão logístico é oferecer a oportunidade para as empresas poderem trabalhar de forma rápida e eficaz. O layout do armazém foi pensado e desenhado para agilizar a entrada no estoque das mercadorias e também facilitar a saída, diminuindo ainda mais o tempo de entrega do produto ao cliente.
“O mercado da Serra e do Espírito Santo necessita disso. Nós estamos ofertando as empresas uma oportunidade única: poder trabalhar com um sistema único, de forma integrada e com muito mais agilidade do que outros concorrentes fornecem. Hoje em dia, o mercado deseja isso: as pessoas querem comprar um produto hoje e receber no mesmo dia ou em dois, no máximo”, disse.
Localização estratégica da Serra
Felipe Araújo também contou que o ponto escolhido pelo grupo de investidores é estratégico. “A Serra tem a maior concentração de galpões logísticos do Estado. O nosso investimento fica ali no Civit II; estamos perto de Laranjeiras, a 3 km da BR-101 e a 4 km da ES-010. Também posso destacar que a circulação dos caminhões das nossas empresas não afetará o trânsito em geral; ou seja, estará bem localizado e com fácil logística”, informou o diretor.
O grupo de investidores já conta com clientes ativos. A expectativa é que outras empresas possam ir se instalando no galpão com as operações já funcionando. Há previsão de negociações de grandes marcas do mercado, mas os nomes não foram divulgados neste primeiro momento.
Benefícios fiscais vão auxiliar na atração de empresas
A grande quantidade de benefícios fiscais que o Espírito Santo criou nos últimos anos é uma das ferramentas que o SierraLog pretende utilizar para a atração de grandes empresas ao novo galpão de logística.
Vale destacar que o Estado oferta os melhores incentivos fiscais do país para empresas do ramo atacadista, e-commerce e para quem trabalha com importação, através do COMPETE, INVEST, FUNRES, entre outros.
Dentre os principais incentivos do estado está o COMPETE – ES, programa de desenvolvimento e proteção à economia do Espírito Santo, que prevê, através da Lei Nº 10.568 e 10.574/2016, uma redução de até 90% do ICMS para empresários do comércio eletrônico e atacadista.
O diretor Felipe Araújo ressaltou ainda que os benefícios fiscais que a Serra, precisamente, possui também foi um ponto chave para que o grupo escolhesse a cidade para sediar o Sierra Log.
Sobre as vagas de emprego na Serra
O novo galpão vai gerar aproximadamente 140 postos de trabalho diretos e mais de 300 vagas indiretas na cidade. Dentre essas vagas, 10 já foram abertas para contratação imediata. As oportunidades são para os seguintes cargos:
- Auxiliares Administrativo – 2
- Conferentes – 2
- Auxiliares de Operação – 2
- Operadores de Empilhadeira Retrátil – 2
- Analista de Estoque – 1
- Analista de Qualidade – 1
Para se candidatar, o interessado deve enviar currículo para o e-mail rh@sierralog.com.br e, no título, informar o cargo de interesse. Caso prefira, também é possível realizar cadastro via Sine da Serra, que funciona no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe, na Serra.
Além destas 10 vagas já disponíveis, há previsão para que as outras 130 oportunidades sejam disponibilizadas em breve.
Já os 300 cargos indiretos serão ofertados pelas próprias empresas clientes do Sierra Log.