Governos do Espírito Santo e do Pará se unem para cobrar ferrovia

Compartilhe:
Foto: Leonardo Duarte

Conforme anunciou nesta segunda-feira (9), o governador Paulo Hartung (MDB) e o governador do Pará, Simão Robison Oliveira Jatene (PSDB), se reuniram nesta terça-feira (10), no Palácio Anchieta, para assinar uma carta, que será enviada ao presidente Michel Temer (MDB), em que os chefes dos executivos solicitam a suspensão dos procedimentos instalados pela Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos para prorrogar, antecipadamente, as concessões das ferrovias Vitória-Minas e Carajás.

Na ocasião, Paulo Hartung destacou a importância de os investimentos serem feitos nos estados objetos da concessão original e questionou o valor que a União vem divulgando para conceder a prorrogação.

“Estamos assinando este documento e enviando para o presidente da República. Defendemos que a compensação deve ocorrer nas localidades impactadas pela instalação da Vale. Também estamos questionando o valor por considerar que está subestimado em uma prorrogação prevista para os próximos 30 anos”, disse Hartung.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Já o governador do Pará, Simão Robison Oliveira Jatene, questionou que o Governo Federal, em final de mandato e às vésperas do debate eleitoral, está buscando prorrogar, antecipadamente, um contrato de concessão que só vencerá daqui a 10 anos. “Não existe nenhum indicativo de atendimento ao interesse social. Os locais envolvidos, comunidade e governos, não foram ouvidos. Não foram apresentados estudos. Também existem questionamentos sobre o valor de R$ 4 bilhões como indenizatório. É um tema de interesse nacional. Tema de causar estranheza pelo formato do processo e valor envolvido”, afirmou.

O governador Paulo Hartung informou que o Estado do Espírito Santo, por meio de sua Procuradoria-Geral, já está finalizando uma Ação Civil Pública (ACP) a ser ajuizada contra a União, na Justiça Federal de Vitória, ainda nesta semana. O objetivo da ACP é o de impedir que o processo de prorrogação antecipada da ferrovia Vitória-Minas tenha continuidade nos moldes pretendidos pelo Governo Federal.

Participaram também da coletiva os procuradores-gerais dos Estados do Espírito Santo e do Pará, Alexandre Nogueira Alves e Ophir Cavalcante Junior, respectivamente.

Confira o conteúdo da carta enviada ao presidente Michel Temer:

EME 17.18 – Presidente da República Michel Temer Carta de Governadores ES e PA

 

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 24 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também