Governo propõe mudanças na aposentadoria dos servidores estaduais

Compartilhe:
Para participar, basta ser servidor público estadual próximo de aposentar e procurar o setor de Recursos Humanos de seu órgão até a sexta-feira (09). Foto: Divulgação
O PL tramita na Assembleia Legislativa. Foto: Gilberto Paulino

Servidores estaduais que entraram com pedido de aposentadoria, mas querem continuar na ativa enquanto aguardam o benefício podem ser beneficiados com o Projeto de Lei Complementar (PLC) 37/2019. Servidores estaduais são regidos pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPAJM), e o PLC propõe modificação. O projeto é de autoria do governador Renato Casagrande (PSB). 

O projeto altera o paragrafo 3º do artigo 25 da Lei Complementar 282/2014, acrescentando a possibilidade de o segurado permanecer em atividade. Atualmente, o servidor público da esfera estadual de qualquer Poder é afastado automaticamente do cargo no momento em que requer a aposentadoria. 

Com a mudança, caberá ao servidor a decisão de permanecer no cargo, enquanto aguarda o período de espera, desde que em acordo com a chefia imediata, podendo o afastamento ocorrer de imediato ou não. 

Na justificativa do projeto, o governador diz que o objetivo é o de contribuir com o fortalecimento dos princípios que norteiam a administração pública, como por exemplo, o da continuidade do serviço, promovendo ações de melhorias no Regime Previdenciário dos Servidores do Estado.   

Caso seja aprovada, a nova lei entrará em vigor no dia de sua publicação em diário oficial.

Urgência: 

O PLC 282/2019 vai tramitar em urgência na Assembleia Legislativa, devendo integrar a pauta de votações com a retomada dos trabalhos legislativos em 5 de agosto. Em plenário, o projeto vai receber parecer oral das comissões de Justiça, Cidadania e Finanças. O requerimento de urgência foi aprovado na sessão ordinária desta quarta-feira (17), última antes do recesso parlamentar. 

 
 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também