Governo do Estado propõe a criação do Fundo Estadual do Trabalhador

Os valores do fundo seriam destinados ao apoio da Política Estadual de Trabalho, Emprego e Renda.
Compartilhe:
O projeto tramita na Assembleia Legislativa. (Foto: Pedro Ventura/Agência Brasil)

Tramita na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei que propõe a criação do Fundo Estadual do Trabalho (FET). A proposta é uma iniciativa do Governo do Estado, e os valores do fundo seriam destinados ao apoio da Política Estadual de Trabalho, Emprego e Renda.

Segundo a justificativa do PL, o Executivo, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Renda e Desenvolvimento Social (Setades) vai receber recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para ações do Sine.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Algumas das fontes de recursos para o FET são a verba do FAT; dotação específica no Orçamento estadual; os créditos suplementares, especiais e extraordinários; os repasses de convênios com órgãos federais e entidades públicas e privadas e o produto da arrecadação de multas oriundas de sentenças judiciais e outros.

Os recursos serão aplicados na rede de atendimento do Sine; em programas e projetos previstos no Plano Estadual de Ações e Serviços e nos municipais; no funcionamento do Ceter e em atividades voltadas para o auxílio do trabalhador, como habilitação para o recebimento de seguro-desemprego, qualificação profissional, cadastramento de desempregados e assistência àqueles resgatados em situação análoga à escravidão.

De acordo com a iniciativa, a administração do Fundo do Trabalho ficará a cargo da Setades, com a fiscalização do (Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Renda (Ceter). A Secretaria irá fazer o acompanhamento da aplicação dos recursos nos municípios.

O projeto autoriza a abertura de crédito adicional especial para a criação do fundo e define que o Poder Executivo terá 90 dias para regulamentar a futura lei após sua publicação em diário oficial.

 

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 24 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também