O Governo do Espírito Santo deu início a uma articulação estratégica para reposicionar seus produtos agropecuários e pesqueiros no cenário internacional, após os impactos do chamado “tarifaço” imposto pelos Estados Unidos. Nesta quinta-feira (7), o Estado oficializou à Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Atração de Investimentos (ApexBrasil) o interesse em garantir a presença de empreendedores capixabas na Anuga 2025, a maior feira de alimentos e bebidas da Europa, que será realizada entre os dias 4 e 8 de outubro, na cidade de Colônia, Alemanha.
A iniciativa faz parte das ações do Comitê de Enfrentamento das Consequências do Aumento das Tarifas de Importação (CETAX), criado pelo Governo Estadual para mitigar os efeitos da alta abrupta das tarifas de importação norte-americanas sobre produtos capixabas. A participação na feira internacional é vista como uma alternativa concreta e de curto prazo para abrir novos mercados, diversificar destinos comerciais e reduzir a dependência econômica dos Estados Unidos.
“A partir do tarifaço, ficou evidente que precisamos buscar alternativas e reduzir nossa dependência do mercado americano. Um evento desse porte é uma oportunidade concreta de apresentar a qualidade da produção capixaba ao mundo. Tudo indica que a relação comercial com os Estados Unidos seguirá instável. Por isso, nosso foco é estratégico: abrir novos mercados para o Espírito Santo”, afirmou o vice-governador Ricardo Ferraço, que também coordena o CETAX.
A Anuga é reconhecida como uma vitrine global para o setor de alimentos e bebidas. Na última edição, reuniu quase 8 mil expositores de 118 países e movimentou cerca de US$ 530 milhões em negócios. A expectativa do Governo capixaba é que a visibilidade e o contato direto com compradores internacionais resultem em novos contratos comerciais e reposicionamento internacional de produtos afetados pelas tarifas norte-americanas.
Leia também
Entre os setores prioritários listados para representar o Espírito Santo na Anuga estão os de café, cacau, gengibre, mamão, macadâmia, ovos de galinha, carne de frango, pimenta-do-reino e pescado — todos duramente atingidos pelas recentes medidas protecionistas dos EUA.
Além da internacionalização dos produtos, o CETAX também atua em outras frentes, como o apoio às negociações do Governo Federal para inclusão dos produtos capixabas nas tratativas por isenção tarifária junto aos Estados Unidos, além da revisão de normativas nacionais que limitam a competitividade do setor exportador brasileiro.
Leia também: Prefeito da Serra vai a Brasília cobrar soluções para o “tarifaço do Trump”
Paralelamente, o prefeito da Serra, Weverson Meireles, esteve em Brasília para reforçar a mobilização política contra o tarifaço. Representando o município que abriga o maior polo industrial do Estado, Vidigal se reuniu com parlamentares e representantes do Governo Federal para cobrar ações imediatas de proteção à economia capixaba, especialmente quanto à manutenção de empregos e competitividade das exportações.
A articulação com a ApexBrasil visa garantir apoio institucional e logístico à participação capixaba na feira europeia, ampliando as chances de acesso a novos mercados consumidores. O movimento marca mais um passo do Espírito Santo para se adaptar às novas exigências do comércio internacional e fortalecer sua presença em canais estratégicos de exportação fora do eixo americano.

